DICAS PARA CORTAR ERVAS E TEMPEROS - Receitasdmais
some_text Menu

DICAS PARA CORTAR ERVAS E TEMPEROS


Essa dica foi apresentada no programa da Ana Maria Braga dia 11/10/2011

Cuidado com a segurança: Fique bem atento à tábua, sua posição e a posição da faca, para evitar cortes em lugares indesejados, por exemplos, sua mão. Outra dica é colocar um pano úmido ou papel toalha embaixo da tábua para ela não se mover e causar acidentes

 AGORA, VEJA ALGUMAS DICAS DE COMO SE CORTAR...


- Tomate: para tirar o "olho" do tomate, com uma faca de legumes, coloque o polegar no "olho" do tomate e segure firme. Vá passando a faca de legumes ao redor do local até que ele se desprenda. Para descascar o tomate, pegue a faca de legumes, coloque o tomate em uma tábua e vá o descascando, retirando a pele. Para picar, corte em quatro partes e retire as sementes com as mãos, orte cada pedaço da polpa do tomate em tiras e depois corte na transversal em quadradinhos. Para cortar em rodelas, coloque o tomate sobre uma tábua e, segurando-o com uma mão em forma de concha e firme, vá cortando as rodelas.

- Cebola: para não chorar, use a faca bem afiada e molhe a cebola em água fria antes de cortá-la para que a pessoa que está cortando não fique com irritação nos olhos. Para facilitar a descascar a cebola, a corte ao meio com casca e depois puxe a casca da cebola pelas pontas. Para cortar a cebola em pequenos cubos, não corte o lado onde fica a raiz da cebola, deixe-o grudado. A cebola fica firme e os cubos não se soltam.

- Alho: para soltar os dentes de alho mais facilmente, pressione a cabeça do alho inteiro na tábua com a palma das mãos e solte os dentes. Para soltar mais fácil a casca de cada dente de alho, bata com a lateral da lâmina em cima do dente de cada alho. Para laminar, não bata os dentes de alho, descasque como a cebola e pique na horizontal e depois na vertical, formando os cubinhos.

- Alho-poró: fatiar no sentido do comprimento e também transversal.

- Ervas e couve: para que as ervas durem mais tempo, lave e seque bem antes de cortá-las. Deixe que as ervas sequem naturalmente espalhadas ou enrole-as em um pano de prato limpo e seco, e vá mexendo com o pano para secá-las ou use uma centrífuga de verduras. Depois é só guardá-las sequinhas em uma vasilha com tampa, separadas com um pano seco e limpo. Para cortá-las, corte as ervas deslizando a faca sobre elas para que fiquem soltinhas e não amassadas. Faça um rolinho com as ervas ou couve para facilitar e ser mais rápido o corte.