TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE SER UM CHEF DE COZINHA


Ser chef de cozinha é vontade de muitas pessoas. Porém, todas tem suas dúvidas. Qual é a aceitação no mercado de trabalho? Qual o salário? Que cursos ou bacharelados tenho que ter para chegar a ser um chef? Iremos responder essas e outras dúvidas na nossa postagem.

No nosso blog temos vários chefs. A maioria deles com bacharelado em gastronomia, outros apenas com cursos. Mas porque todos são chefs? Porque, no que eles propõem fazer, eles são muito bons e tem experiência nisso. Eles trabalham em restaurantes, ou em escolas de gastronomia, outros tem seu próprio negócio e ainda outros com coisas nada a ver com o assunto, mas todo fim de semana, tira um tempo para fazer aquela receita deliciosa!

O que vem a ser um chef de cozinha?
Hipoteticamente, é a pessoa que tem bacharelado em gastronomia e exerce sua profissão de alguma maneira. Já na prática mesmo, chef é todo aquele que sabe cozinhar, pratica isso em algum lugar, sendo na sua própria casa, no restaurante em que trabalha, etc. Uma coisa em comum dos chefs, criação e habilidade de criar deliciosos pratos novos, combinações de temperos e alimentos.

O que é preciso para ser um chef?
Depende aonde quer chegar. Para ser um chef de um restaurante famoso, por exemplo é necessário que faças gastronomia. Quanto mais conceituada a faculdade, mais chances você terá. No Brasil, há opções em São Paulo (Universidade Anhembi-Morumbi), Águas de São Pedro-SP e Campos do Jordão-SP (ambas faculdades Senac), Brasília (convênio entre a Universidade de Brasília e a escola francesa Le Cordon Bleu) e Camboriú-SC (Universidade Vale do Itajaí). Porém as mais conceituadas são as entrangeiras como Le Cordon Bleu, em Paris e a CIA (The Culinary Institute of America) nos EUA. Assim, terá carimbo para trablhar em navios, restaurantes, hotéis, etc.
Se o objetivo é ser chef de um restaurante popular, ou ganhar dinheiro com comida fazendo em casa, um bom curso já lhe garante uma boa renda.



Qual o salário?
Se você é chef de um restaurante famoso, ou navios, agências, etc o salário fica em cerca de 2000 a 8000 reais. Os tops mesmo, ultrapassam esse valor.
Já se é de um restaurante popular, ou quando se está no começo de carreira, pode-se ganhar de 600 a 1500 reais.
Quando se faz para vender em casa, depende de sua clientela. Geralmente de 800 a 2000 reais.



Quais os cuidados que devo ter ao decidir ser chef e como começar?

Não ache que vai achar emprego fácil. Muitos se formam primeiro em outra matéria para depois fazer gastronomia para ter certa segurança. Empregos bons para quem tem bacharelado em gastronomia é bem concorrido. Por isso é importante muita preparação e paciência para achar seu lugar ao sol.
Já restaurantes populares e negócio próprio tem boa aceitação, e já de começo, pode-se garantir um lucro.

Por isso, faça a maior quantidade de cursos possível, convença a todos que é um bom cozinheiro, tente achar espaço divulgando-se pela internet, TV e cidade. É um bom modo de conquistar uma base

O que aprendo na faculdade?
Numa graduação de 2 anos, aprende-se noções básicas de cozinha, técnicas de preparo de pratos e fundamentos de economia, microbiologia, nutrição e higiene dos alimentos

Qual a rotina de um chef?
Finais de semana e feriados significam mais trabalho, pois é nesse dia que os restaurantes lotam e é necessário novos pratos, bem como mais capricho. É imprescendível ter amor pelo que faz, criatividade e paciência. O que é melhor é que não é um trabalho entediante, ao contrário, muito prazeroso.

DICA: Tente estágios em restaurantes tops, isso valoriza muito seu currículo e esses estágios geralmente são gratuitos. Quase todos os restaurantes aceitam. 

__________________________
Qualquer dúvida, favor deixar nos comentários. Chefs que gostariam de dar suas opiniões, serão muito bem vindas por aprendizes que entram no post para ler, assim deixem nos comentários.




Visualize a página de impressão


Pesquise por alguma receita / ingrediente(s)