62 DICAS DE COZINHA QUE VOCÊ NÃO PODE FICAR SEM SABER!


Receita da chef Lu Artimanha.

Ooi pessoas!
Hoje eu vou mostrar pra vocês 62 dicas na cozinha que você não pode ficar sem saber! Entre elas, o que fazer com sobra de purê, entenda mais sobre ervas, dicas nas suas receitas e muitas dicas de utensílios!
Vamos lá:



  1. Antes de começar qualquer receita; Certifique-se de ter todos os ingredientes antes de preparar qualquer coisa. Se não tiver tudo, substitua! A culinária depende da sua criatividade!
  2. Tem ingrediente estragando na sua geladeira?; Procure uma receita que dá para usar esse ingrediente para nunca ter desperdícios!
  3. O vinho azedou?; se estava aberto por muito tempo e azedou, não jogue fora! Vinho azedo é um ótimo vinagre para as suas saladas.
  4. Você usa panelas de ferro ou inox para ferver água ou cozinhar no vapor e banho-maria?; Elas ficam com aquela mancha preta, né? Experimente ferver água nessas panelas com um limão cortado ao meio por 10 minutos. A mancha escura vai sumindo conforme o cozimento do limão.
  5. Suco natural de limão que dura mais tempo; fazer limonada é um tanto complicado pois temos que beber na mesma hora que fazemos, não é? Quando for fazer seu suco, tire ao máximo aquela camada branca do limão. É isso que azeda seu suco! 
  6. Taças sem manchas; Quando for lavar suas taças de vinho/água/etc use bastante detergente para sair as manchas de gordura, e se mesmo assim as manchas não saírem, experimente passar um pano limpo com um pouco de vinagre, passe por toda a taça até tirar todas as manchas.
  7. Como "temperar" chocolates; O processo de "temperar" garante ao seu bombom brilho e resistência. Depois de picar e derreter seu chocolate em banho-maria, lembrando de não deixar a água ferver para não sensibilizar o seu produto final, coloque o chocolate totalmente liso numa pedra de mármore. Isso é conhecido como choque térmico. Com uma espátula, faça movimentos para frente e para trás no chocolate para dar uma esfriada. Depois disso, para quem tem termômetro culinário, o chocolate tem que estar a 28°C, para quem não tem, teste com um palito. Ao encostar o palito melado de chocolate nos lábios, ele tem que estar frio. Depois desse processo que é rápido, utilize seu chocolate normalmente.
  8. Ervas na cozinha; Dê preferência às ervas frescas, ao invés das desidratadas, pois as frescas dão mais sabor aos seus pratos. Entenda um pouco mais sobre ervas:
  9. Alecrim:Vai bem em carne de porco e cordeiro e combina com molhos de tomate.
  10. Cebolinha: Ótima em saladas, carnes e omeletes.
  11. Cominho: Ótimo para peixes.
  12. Hortelã: Além de ser bom para chá, é boa para carne de carneiro.
  13. Manjericão: Com perfume intenso vai bem em molhos escuros.
  14. Pimenta do reino: Muito usada por muitos em vários pratos como saladas e carnes em geral.
  15. Sálvia: Ótima para molhos claros/brancos e à base de manteiga.
  16. Coentro: Vai bem em peixes e moquecas
  17. Orégano: Ótimo em pizzas e qualquer receita com queijo. Apenas tome cuidado, pois seu gosto e cheiro forte podem dominar o prato.
  18. Batendo seus líquidos; Para qualquer receita com líquidos que devem ser batidos no liquidificador ou batedeira, comece com a velocidade mínima e vá aumentando gradativamente, nunca vá logo na última velocidade!
  19. Para triturar gelo;  sem que ele se derreta por completo, ligue o liquidificador no máximo e vá jogando os cubos um a um e desligue o liquidificador quando estiver bom.
  20. Sementes da abóbora; não as jogue fora, torre elas e salpique sal. São excelentes petiscos e ainda fazem bem para os rins e bexiga!
  21. Sobrou biscoitos?; triture-os e use como cobertura crocante de bolos e tortas.
  22. O que fazer com a sobra do purê?; Faça croquetes! Se seu purê é daqueles mais moles, bote o purê no fogo até dar uma secada e ficar mais consistente. Espere esfriar e faça bolinhas, recheie com carne moída, passe na farinha de rosca e frite em óleo bem quente.
  23. Mais um dica para pão amanhecido; Lembram das minhas dicas para o pão amanhecido? Relembre AQUI. Agora além de fazer torradinhas para seus canapés, tire a casca do pão e use só o miolo para preparar almôndegas.
  24. O que fazer com as sobras da feijoada?; Elimine um pouco do caldo da feijoada e se ela ainda tiver pedaços de porco e afins, pique-os ou desfie tudo, ferva a mistura para eliminar mais um pouco o caldo e jogue farinha de mandioca o suficiente para cobrir todos os ingredientes. Acrescente 1 banana-nanica picada à farofa. Sirva em seguida.
  25. Bebida fácil; Experimente bater no liquidificador 1 copo de iogurte natural com 1 copo de leite gelado e quanto necessário de açúcar. É uma delícia!
  26. Sobrou frango?; Faça uma canja, torta ou use para dar um gostinho especial a molhos. Experimente também desfiá-lo e por na sua salada de rúcula, queijo branco e tomates cereja!
  27. O segredo do bolinho-de-chuva; todos os ingredientes devem ser muito bem misturados à mão. Mexa por mais ou menos 5 minutos. O óleo deve estar bem quente para jogar as bolinhas feitas por colheradas até que fiquem dourados e tirados em seguida.
  28. Use vinho nas suas comidas; Experimente fazer 1 copo de arroz com 1/2 copo de vinho tinto. Também acrescente aos seus bolinhos de carne, 4 colheres de vinho tinto, ficam bem mais saborosos! Use o vinho branco seco para o seu frango cozido.
  29. Molho shoyo no preparo de sua carne; Experimente temperar sua carne de porco com molho shoyo, especialmente bistecas. Só tome cuidado com o sal, pois o molho já é salgado.
  30. De batata doce não se faz apenas doce; Experimente fazer um cozido de batata doce e linguiça. Purê de batata doce também é um boa pedida, ainda mais acompanhado de frango, arroz e salada de rúcula com almeirão. Também dá para fazer nhoque de batata doce servido com molho aos 3 queijos. Delícia!
  31. Para que seu nhoque dê certo; a bata tem que ser nova e não aquela parada na sua geladeira por 2 semanas. Descascada, quanto mais amarela clara, quase branca, melhor ficará seu nhoque. A mesma coisa para batata doce.
  32. Sobrou macarrona à alho e óleo?; Acrescente maionese suficiente para melar todo o macarrão e sirva frio como salada.
  33. Sobrou arroz?; Faça bolinhos! Triture 1 xícara de arroz e acrescente 1 ovo, 1 sachê de tempero, orégano e queijo ralado. Faça bolinhas ou rolinhos e frite em óleo bem quente.
  34. Sobrou clara de ovo de alguma receita?; Faça suspiro. 10 colheres de açúcar para 2 claras. Bata na batedeira até virar neve, com auxílio de uma colher, faça montinhos numa forma untada com manteiga e asse até dar uma leve dourada.
  35. Pão mais fofinho; Quanto mais você sovar a massar, mais fofinha vai ficar. O tempo de crescimento também é muito importante para a sua massa! 
  36. Utensílios; 
  37. Panelas: Prefira sempre as de inox, vidro ou porcelana, pois são mais higiênicas. Não precisa descartar as de outros tipos, mas tenha mais cuidado com elas.
  38. Raladores, espremedores, pegadores, escumadeiras, entre outros; Escolha preferencialmente os que são de inox, pois não produzem reações químicas nos alimentos.
  39. Facas; Devem ser de qualidade! Além que vão durar mais tempo, evitam acidentes indesejáveis. Quanto mais afiadas, cortam melhor e assim exigem menos esforço de nossa parte. Evite cortar seus alimentos sobre pedras de mármore, granito e inox, elas deixam a faca sega mais rápido. Prefira tábuas de altileno ou plástico.
  40. Tábuas para cortar alimentos; Prefira as de plástico ao invés de madeira e vidro. As de madeira não são higiênicas e as de vidro segam mais rápido suas facas.
  41. Potes para armazenar alimentos; Escolha sempre os de plástico com tampas de fechamento hermético que tem a opção de irem ao freezer. Tenha sempre uma variação de tamanhos para não se atrapalhar na cozinha!
  42. Fogão e gás; Mantenha sempre os queimadores limpos, pois se tiverem sujeira, o fogo não sai direito e só desperdiça gás. Assim que começar a fervura de qualquer cozimento seu, reduza o fogo, mantendo a temperatura. Assim você economiza gás. Preste atenção na cor do fogo: azul significa ótimas condições, branco ou amareladas indicam problemas com a regulagem do seu fogão.
  43. Tabela de tempo de cozimento na panela de pressão;
  44. Carnes para ensopados: 30 min.
  45. Carne de porco: 20 min.
  46. Frango ensopado: 20 min.
  47. Língua de boi: 60 min.
  48. Abóbora picada em pedaços grandes: 4 min.
  49. Batata: 7 min.
  50. Beterraba: 20 min.
  51. Canjica: 35 min.
  52. Lentilha: 20 min.
  53. Comprando enlatados; Sempre verifique a data de validade dos produtos comprados. Olhe bem a embalagem, verifique se não tem amassados ou ferrugem nas latas. Se der para sentir o cheiro de algum produto, cheire! Cuidado com embalagens que estejam abertas.
  54. Comprando carne; Peça para o seu açougueiro tirar a peça de carne escolhida de dentro daqueles refrigeradores, pois aquela luz deixa a carne mais bonita, porém não é o que parece!
  55. A carne tem que estar bem vermelha! Se estiver cinza, descarte.
  56. Comprando frutas e legumes; não compre nem muito verdes, nem muito maduras, a não ser que seja para uso imediato. Fique atento nos buraquinhos! Indicam bichinhos.
  57. Comprando verduras; Fique sem de olho em manchas escuras ou amareladas. Indicam mau estado.
  58. Comprando peixes; Sempre compre peixes que estiverem deitados sobre camadas grandes de gelo. A carne do peixe deve ser firme ao toque. Teste isso apertando com o polegar. Se a carne voltar ao lugar imediatamente, o peixe está bom. Caso contrário, descarte. Os olhos do peixe devem estar brilhantes.
  59. Como congelar morangos; Lave-os bem, retire os talos e enxugue em papel toalha. Depois passe os morangos no açúcar, retirando o excesso. Coloque num potinho com tampa e leve ao freezer por até 120 dias.
  60. Conferindo a validade do fermento; Para saber se o fermento está bom, coloque uma colher de chá de fermento em um copo com água bem quente. Se a água borbulhar, o fermento está bom.
  61. Conservando as ervas frescas; Coloque as folhas limpas em um pote forrado com papel toalha, tampe e guarde na geladeira.
  62. Clara em neve perfeita; antes de bater na batedeira, acrescente gotas de limão e aí sim bata as claras. Outra dica é que as claras estejam em temperatura ambiente.
É isso. Pelo menos essas são as dicas que eu sabia de cabeça.
Gostaram? Comentem!
=*




Visualize a página de impressão


Pesquise por alguma receita / ingrediente(s)