BOLINHO DE ARROZ COM JILÓ



Esta receita já foi exibida no programa da Ana Maria Braga -Mais Você  



INGREDIENTES:
800 g de jiló
Vinagre
½ limão espremido
Fio de óleo
Pitadas de sal
1 kg de arroz de segunda linha
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de pimenta do reino moída
1 colher (sopa) de pimenta calabresa
1 xícara (chá) de salsinha bem picada
2 colheres (sopa) de orégano
200 g de queijo canastra ralado
1 maço de espinafre fresco aferventado em pouca água e depois batido no liquidificador formando uma pasta homogênea.
6 gemas
1 colher (sopa) de sal
4 colheres (sopa) de fermento em pó
50 g de queijo canastra em cubos (para recheio)
modo de preparo

MODO DE FAZER:

1º - Lave os jilós em água corrente e, em uma vasilha, coloque um pouco de vinagre e ½ limão espremido.

2º - Separe ¾ deles e pique em cubinhos com casca deixando direto na mistura de vinagre e limão. Passe pelo escorredor, deixe secar um pouco e em seguida refogue na frigideira com um fio de óleo e pitadas de sal.

3º - Pique a parte restante em quadrados de mais ou menos 1 cm e deixe em outra vasilha com água, vinagre e limão.

4º - Escorra e refogue também com pitada de sal e coloque água aos poucos para refogar e amaciar. Estes cubos servirão para fazer parte do recheio do bolinho, portanto não deixe desmanchar (rapidamente eles estarão macios). Retire do fogo e deixe esfriar.

MODO DE PREPARO DA MASSA:

O arroz deve estar bem frio, todo soltinho em uma assadeira (de preferência arroz dormido);

1º - Nessa assadeira, acrescente, aos poucos, os ingredientes a seguir apenas misturando no arroz, sem amassar: parte da farinha de trigo, pimenta do reino, pimenta calabresa, salsinha, orégano. Misture bem.

2º - Repita a operação com o restante dos ingredientes acima e misture.

3º - Acrescente parte do queijo ralado e misture.

4º - Acrescente o espinafre e as gemas de ovos. Neste momento, comece a amassar com as mãos, revirando bem toda a massa para que fique bem homogênea.

5º - Coloque metade do jiló em cubinhos e acrescente mais farinha de trigo e metade do fermento em pó. Amasse.

6º - Coloque o restante do queijo e do jiló em cubinhos. Amasse e verifique se já deu o ponto para enrolar. Obs: se necessário, pode acrescentar um pouco de leite caso a massa esteja muito seca. 7º - Prepare tampas plásticas forradas com plástico como base para colocar os bolinhos. Unte as mãos com óleo e comece a enrolar em forma de pelotas (tamanho de limão Taiti médio). Quando estiver neste formato, abra uma cavidade no centro e coloque um pedaço (quadrado) do jiló e outro de queijo.

8º - Termine de enrolar e coloque na tampa plástica (ao encher esta tampa, cubra com plástico e se quiser pode colocar direto no freezer para congelar).

Para fritar:

Se o bolinho estiver fresco, basta colocar em óleo (de médio para quente) e deixar fritar, sempre com o fogo alto. Só mexa quando começar a dourar e com garfo para não desmanchá-lo.
Se congelado, coloque em óleo mais frio, porém no fogo alto, pois a medida que for esquentando o bolinho vai descongelando e fritando ao mesmo tempo. Quando estiver dourado, use um espeto de madeira para verificar se descongelou por dentro e escorra em papel toalha.

DICA: Sirva com mais queijo ralado por cima e salsinha. Sequinho e crocante são as melhores características deste bolinho. Apesar de ser de jiló, a mistura de espinafre e orégano suaviza bastante o amargor natural deste fruto.




Visualize a página de impressão


Pesquise por alguma receita / ingrediente(s)