BOMBA DE CHOCOLATE DE PADARIA


Enviado por: Débora


Receita de bomba de chocolate profissional (carolinão)


Uma das delícias encontradas nas padarias pela cidade e que são irresistíveis para mim é essa tal de bomba de chocolate, coberta com chocolate ou fondant, não importa... me dá água na boca só de lembrar. E quando é bem recheada e bem feita... é uma perdição total!!!

Massa
4 ovos brancos tipo extra
125 ml de água (pouco menos de meia xícara)
125 ml de leite integra l (pouco menos de meia xícara)
100 g de manteiga integral sem sal (cerca de 7 colheres de sopa)
1 g de sal refinado
1 g de açúcar refinado
110 g de farinha de trigo ( cerca de 01 xícara rasa)

Ferver o leite, a água, a manteiga, o açúcar e o sal. Acrescentar a farinha de trigo de uma só vez, mexer bem e cozinhar por alguns minutos até que a mistura se desprenda e comece a caramelizar o fundo da panela. Transferir a massa para a batedeira e, com a raquete, pulsar até resfriar. Acrescentar os ovos, um a um, até obter uma massa lisa, homogênea e brilhante. Assar em forno preaquecido a 200-210ºC por cerca de 10 minutos. Reduzir a temperatura para 180ºC e completar o cozimento. Retirar do forno e resfriar sobre uma grelha. Reservar.

Recheio
250 ml de leite integral ( 01 xícara)
25 g de manteiga integral sem sal (02 colheres de sopa rasas)
60 g de açúcar refinado (04 colheres de sopa)
5 ml de essência de baunilha (01 colher de chá)
4 gemas de ovos
20 g de amido de milho ( 02 colheres de sopa cheias)
100 g de chocolate meio amargo (01 xícara bem cheia)

Ferver o leite com a baunilha, metade do açúcar e a manteiga. À parte, bater as gemas com o restante do açúcar e o amido de milho. Fazer uma temperagem com a mistura de gemas e parte do leite fervente, voltar ao fogo e cozinhar até soltar do fundo da panela, mexendo sempre. Acrescentar o chocolate e resfriar.

Cobertura
250 g de fondant
300 ml de água para hidratar
10 g de cacau em pó ( 05 colheres de chá)

Hidratar o fondant na água por 5 minutos. Descartar a água. Colocar o recheio num saco de confeitar com o bico perlê nº 4. Furar as bombas nas duas extremidades e recheá-las. Reservar. Aquecer o fondant e o cacau em pó em banho-maria (desligado) tomando o cuidado para não ultrapassar 105ºC. Cobrir as bombas com o fondant e servir.




Visualize a página de impressão


Pesquise por alguma receita / ingrediente(s)