DIETA SEM GLÚTEN + RECEITA DE BOLO DE CENOURA SEM GLÚTEN



      


        O glúten é uma proteína que está presente no trigo, centeio, malte e na cevada. As pessoas com intolerância a essa proteína tem diarréias, vômitos, enxaquecas, dermatites, etc ao consumir alimentos com glúten. Essa doença é chamada doença celíaca ou intolerância ao glúten e as mulheres têm duas vezes mais chances de ter esse problema em relação aos homens.
            Essa doença manifesta-se na infância, geralmente nos primeiros anos de vida. A partir do diagnóstico realizado por um médico, após alguns exames, o glúten deve ser totalmente restringido na dieta.
         Ao substituir alimentos convencionais pelos alimentos sem glúten o resultado é uma alimentação hipocalórica com tendência a perda de peso. Porém, não há maiores benefícios nessa troca a não ser para os celíacos (portadores de intolerância ao glúten), pois essa proteína não causa nenhum malefício ao organismo saudável e não há evidências de que esteja ligada à obesidade.
        A boa notícia para o celíaco é que a legislação brasileira obriga que as empresas coloquem na embalagem do produto a informação “Não Contém Glúten”. Portanto, ao escolher um alimento tenha atenção a essa informação.
Atualmente, há uma dieta da moda que exclui o glúten, mas ao contrário de consumirem alimentos mais saudáveis as pessoas estão se alimentando de produtos processados, refinados, com excesso de gordura e carboidratos.
          Cuidado! Não existe dieta milagrosa. As doenças causadas pela alimentação deverão ser tratadas por profissionais capacitados, como médicos e nutricionistas, que auxiliam a escolher os melhores alimentos para consumo, melhorando os sintomas.
          Modificar hábitos alimentares e estilo de vida comprometem sua saúde e seu peso, por isso, tenha cuidado.
           
          Abaixo segue uma lista com alguns alimentos que não contém glúten:
  • Arroz
  • Milho
  • Soja
  • Mandioca
  • Semente de girassol
  • Polvilho
  • Fubá
  • Farinhas: milho, arroz, batata, mandioca, amido de batata e soja
  • Quinoa
  • Semente de linhaça e chia

  Lembrando que os alimentos sem glúten não possuem conservantes e, por isso, é importante que se tenha cuidado em sua conservação. Leia atentamente as instruções do fabricante.
          Uma receita de bolo de cenoura. Hummm...

Bolo de cenoura sem glúten

Ingredientes
- 3 cenouras médias
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de creme de arroz
- 3/4 xícara (chá) de óleo
- 3 ovos
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo
Bater no liquidificador as cenouras, o açúcar, o óleo e os ovos. Despejar esta mistura em uma bacia e adicionar o creme de arroz junto com o fermento. Levar ao forno, pré-aquecido, em assadeira untada e polvilhada com creme de arroz.

      Por Dra. Mariana Fantini

      Contato:             (11) 8013-8697       / 8377-0013

      Email: nutrifantini@yahoo.com.br




Visualize a página de impressão


Pesquise por alguma receita / ingrediente(s)