AZEITES AROMATIZADOS







Cansou do seu azeite? Então vamos mudar essa história. Atualmente os azeites aromatizados tornam-se cada vez mais procurados, utilizados para temperar saladas, peixes, aves, em pré-preparos de assados, em marinadas, para perfumar pratos e até em sobremesas. Existem muitas receitas e diferentes maneiras de prepará-los, bem como uma vasta gama de produtos que podem ser utilizados como aromatizantes. Em primeiro lugar as receitas devem sempre ser elaboradas com azeites de qualidade. Em segundo, toda vez que necessitar aquecer o azeite, nunca deixe ultrapassar os 40°C para não perder as suas propriedades. Hoje posto receitas bem fáceis de azeites aromatizados para você usar em todas as horas.



AZEITE DE DILL

Ingredientes:

500 ml de azeite de oliva extravirgem
1 maço de dill

Modo de Preparo:

Em uma panela, coloque o azeite e o dill. Aqueça em fogo baixo até atingir 40°C. Desligue o fogo e deixe as ramas em infusão com o azeite por 5 horas. Peneire em um pano fino e coloque em um vidro. Conserve como qualquer outro azeite.


AZEITE DE PIMENTAS

Ingredientes:

500 ml de azeite de oliva extravirgem
10g de pimenta do reino preta
10g de pimenta do reino branca
10g de pimenta rosa

Modo de Preparo:

Coloque o azeite de oliva extravirgem dentro de um vidro próprio para servir o azeite. Adicione as pimentas, tampe de sirva depois de uma semana. Ideal para carnes e assados e salgadinhos.



AZEITE DE BALSÂMICO


Ingredientes:

300ml de vinagre balsâmico
300ml de azeite de oliva extravirgem

Modo de Preparo:

Em uma panela, reduza o azeite à 1/3 (100ml) e espere esfriar. Junte então o azeite de oliva, chacoalhe e pronto, pode empregar. Aqui vai uma dica: sempre que for misturar óleo com outro liquido, sempre use esta proporção (3:1), assim você vai conseguir emulsionar e manter a mistura homogênea por mais tempo. Ideal para saladas.


AZEITE DE ERVAS FRESCAS

Ingredientes:

1 ramo de manjericão
1 ramo de alecrim
1 folha de louro
500 ml de azeite de oliva extravirgem

Modo de Preparo:

Faça um amarrado com as ervas e coloque-o dentro de um vidro próprio para servir o azeite. Aqueça o azeite à 40°C e coloque dentro do vidro. Tampe e use no dia seguinte. Ideal para peixes e aves.



AZEITE DE ANIS ESTRELADO E CANELA

Ingredientes:

500 ml de azeite
2 paus de canela
4 unidades de anis estrelado

Modo de Preparo:

Numa panela coloque 500 ml de azeite e leve ao fogo baixo até atingir 40°C. Retire do fogo e acrescente 2 paus de canela e as 4 unidades de anis estrelado. Tampe a panela e deixe descansar por 3 horas. Transfira para um vidro próprio para servir azeite. Empregue em sobremesas como o arroz doce por exemplo.


AZEITE DE BAUNILHA

Ingredientes:

500 ml de azeite de oliva extravirgem
1 fava de baunilha

Modo de Preparo:

Corte a fava de baunilha ao meio, raspe toda a semente interna e coloque num vidro próprio para servir o azeite. Corte a fava ao meio e coloque uma metade dentro do vidro. Adicione então o azeite, tampe, chacoalhe bem e conserve como qualquer azeite. Este azeite deve ser empregado em sorvetes e mousses.






Visualize a página de impressão


Chef Peco Nogueira

SOBRE O AUTOR

Chef Peco Nogueira é advogado apaixonado por culinária. Jurado de gastronomia para importantes eventos, assinante da coluna de gastronomia da revista "Open News" o chef é também diretor da SBNFD. Sempre convidado por programas de TV para exibir suas receitas, agora o chef disponibiliza suas receitas também na internet pelo RECEITASDMAIS.com.

SAIBA MAIS SOBRE O CHEF E ENTRE EM CONTATO

Pesquise por alguma receita / ingrediente(s)