LASANHA DE PANQUECA - Receitasdmais
some_text Menu

LASANHA DE PANQUECA


Lasanha de panqueca

A receita da nossa panqueca vem dos norte-americanos, “pancake”, que eles adoram comer no café da manhã com Maple Syrup (um líquido canadense parecido com mel). Outro povo que vê a iguaria com bons olhos é o francês, só que por lá eles a chamam de crepe. Todavia ao chegar em terras brasileiras, a panqueca se reinventou, ganhou inúmeras opções de recheio, molhos e no caso das doces até caldas e sorvetes, enfim o brasileiro deu um toque tão especial ao prato, que hoje em dia, você não encontra nenhuma panqueca parecida com a nossa em nenhum lugar do mundo. São tantas as variações que fica impossível de mensurá-las. Hoje posto a minha receita de lasanha de panqueca.


LASANHA DE PANQUECA

Ingredientes:

MASSA:
1 e ½ xícara (chá) de leite integral

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida
½ colher (chá) de sal
2 e 1/2 colheres (chá) de fermento químico em pó
1 ovo
1 colher (sopa) de azeite de oliva para untar a frigideira

MOLHO À BOLONHESA:
500g de carne moída duas vezes
500g de polpa de tomate
1 cenoura
4 colheres (sopa) de catchup
1 xícara (chá) de água
1 tablete de caldo de carne
1 colher (sopa) de farinha de trigo
4 dentes de alho espremidos
1 cebola picadinha
1 colher (sopa) de cheiro verde
1 colher (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (sopa) de orégano
2 colheres (sopa) de vinho tinto seco
1 colher (chá) de pimenta vermelha
3 colheres (sopa) de azeite para refogar
½  colher (sopa) de sal

MONTAGEM
400 g de presunto gordo em fatias

400 g de queijo mussarela fatiada
100 g de queijo parmesão ralado na hora
2 colheres (sopa) de orégano

MODO DE PREPARO:

MASSA:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa uniforme e deixe descansar por 10 minutos. Aqueça uma frigideira de 20 cm de diâmetro e unte-a com azeite. Com uma concha (1/2 xícara), derrame a massa na frigideira, arredondando a massa antes de voltar para o fogo. Cozinhe dos dois lados e vá reservando uma sobre a outra até terminar a massa.
MOLHO:
Bata no liquidificador a polpa de tomate, a água, a cenoura, o caldo de carne, o catchup, o molho inglês e molho de pimenta vermelha. Em uma panela, refogue o alho e a cenoura no azeite e depois junte a carne moída polvilhada com a farinha de trigo. Frite bem, corrija o sal e a pimenta e adicione o líquido obtido no liquidificador. Cozinhe por 20 minutos. Nos dois últimos minutos, junte o vinho tinto, o cheiro verde e o orégano. Desligue o fogo e reserve.


MONTAGEM
Em um refratário de 40 x 25 untado, comece com uma camada fina de molho, deite 3 discos de panqueca até cobrir o molho (apare as ponta para deixar as panquecas quadradas). Faça outra camada fina de molho, cubra com o presunto e a mussarela, polvilhe parmesão ralado e orégano e comece com outra camada de massa, repetindo toda a operação. Termine com o molho, polvilhe queijo parmesão e leve a lasanha ao forno alto por 20 minutos ou até que o queijo parmesão doure levemente. Sirva com vinho tinto seco, queijo parmesão ralado e pão italiano.