PRETZEL CASEIRO DOCE OU SALGADO - Receitasdmais
some_text Menu

PRETZEL CASEIRO DOCE OU SALGADO



Os famosos “fast foods” que tanto apreciamos quando vamos ao shopping é o alimento tradicional dos norte-americanos: seja no café-da-manhã ou na janta, os lanches fazem parte do dia-a-dia de quem vive em Nova York, por exemplo. Por ser um alimento tão consumido por eles, não é muito difícil de encontrá-los por lá – há stands com comida literalmente a cada esquina da cidade norte-americana.
E por serem alimentos rápidos de se preparar, também é possível fazer o mesmo em casa – são receitas simples e fáceis de fazer – e que provavelmente você já vai ter todos os ingredientes em casa. Um dos lanches mais consumidos pelos norte-americanos encontrados nestes stands é o pretzel. Aqui no Brasil, o mais consumido é o pretzel doce, porém, nossos vizinhos preferem o salgado por saborearem durante o café-da-manhã. Quer aprender como se faz uma massa neutra (que pode ser consumida doce ou salgada)? Dê só uma olhada:

Pretzel caseiro de massa neutra
Pretzel caseiro de massa neutra

INGREDIENTES:
1 tablete(s) de fermento biológico fresco
1 colher(es) (sopa) de açúcar
2 xícara(s) (chá) de água morno(a)
5 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1 colher(es) (chá) de sal
100 gr de margarina culinária derretida(s)
50 gr de bicarbonato de sódio


MODO DE FAZER:
O primeiro passo é derreter o fermento no açúcar em uma tigela. Depois, junte ½ xícara (chá) de água morna e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo. Após misturá-lo, deixe descansar 10 minutos para fermentar. Depois, adicione o restante da água morna e a farinha.
Antes de dar o ponto, coloque a massa em uma superfície lisa e enfarinhada, e sove a massa até ela ficar lisa e não grudar nas mãos (esse procedimento dura por cerca de 5 minutos). Quando já estiver no ponto, coloque a massa em uma tigela untada e a leve coberta com um pano para crescer por 50 minutos.
Em seguida, coloque a massa em uma superfície levemente enfarinhada. Molde-a como uma cobrinha fina para dar o formato de pretzel. Após modelá-la, encha uma tigela com 1 L de água e nela, dilua o bicarbonato. Mergulhe os pretzels nesta água e coloque-os para assar (untada ou enfarinhada) em forno alto (230º), pré-aquecido, durante 12 minutos – ou até se mostrarem com aspecto dourado.
Mergulhe os pretzels crus nessa água e, depois, coloque-os em assadeira anti-aderente (ou, untada e enfarinhada). Leve ao forno alto (230ºC), pré-aquecido, por cerca de 12 minutos - ou até eles ficarem dourados. Quando estiverem assados, pincele-os inteiramente com a manteiga derretida e, depois, coloque a cobertura que preferir.