CARNE COZIDA NO VINHO


Esta receita foi apresentada no programa da Cátia Fonseca - Mulheres pela TV Gazeta no dia: 08/04/2013 (segunda-feira)

Receita de carne cozida no vinho

Carne cozida no vinho

INGREDIENTES:
2 kg lagarto
Óleo
1 ou 2 unidades de osso de boi
15 dentes de alho descascados
2 colher (sopa) pimenta do reino moída na hora
Sal
¾ ramos alecrim fresco
2 folhas de louro
1 litro vinho tinto
6 tomates para molho sem pele e picado em cubos médios (pode usar tomate pelatti)
1 cenoura cortada em cubinhos
1 kg massa talharim fresco

MODO DE FAZER:
Um dia antes, cubra com filme plástico para manter na geladeira e coloque para marinar no vinho, o pedaço de lagarto, os dentes de alho, o alecrim e o louro. Leve o osso ao forno até que fique dourado. Remova do forno e reserve. Retire a carne e os dentes de alho do vinho. Seque a carne com papel toalha ou um pano e tempere com sal e pimenta do reino. Numa frigideira, coloque óleo para aquecer. Coloque a carne para selar de todos os lados, inclusive as pontas. Enquanto isso, numa panela de pressão, refogue levemente os dentes de alho marinados e adicione o tomate e a cenoura picada. Deixe cozinhar pouco, cerca de 5 minutos em fogo alto.
Adicione o vinho com alecrim e o louro e o osso assado e espere começar a ferver. Quando ferver, coloque o lagarto dentro. Se faltar vinho para cobrir a carne, complete com água e cozinhe por cerca de 1h30 ou 2h. Depois que pegar a pressão, em fogo médio ou baixo. O importante é a carne ficar bem macia, portanto se precisar, pode deixar mais tempo no fogo. Remova do fogo, espere a pressão da panela sair naturalmente e então retire o lagarto do molho. Remova os ossos o louro e o alecrim e dispense. Cozinhe o molho para engrossar até o ponto que desejar. A carne pode ser desfiada ou feita em lascas. Guarde a carne com o molho para que pegue mais sabor.
Caso queira fatiar a carne, enrole em filme plástico e leve ao freezer para congelar por pelo menos 4 às 6h. Depois disso, remova o filme plástico e com o auxílio de uma faca elétrica corte fatias. Cozinhe a massa em água com sal, escorra. Na hora de servir, aqueça a carne com o molho e coloque por cima do macarrão. Se quiser, sirva com parmesão ralado na hora e bom apetite!




Visualize a página de impressão


Pesquise por alguma receita / ingrediente(s)