Como conservar trufas


     Se você está pensando em fazer trufas ou bombons para vender pode ter certeza que você está no caminho certo! CLIQUE AQUI e veja uma dica de como iniciar. Mas algumas dúvidas que passam pela mente de todos os culinaristas são: Qual a validade do chocolate caseiro? Como conservar as trufas? Como aumentar a validade dos meus chocolates? Neste artigo, o RECEITASDMAIS.com trará a resposta a estas perguntas!

Trufa de chocolate
    Primeiramente vejamos tudo que influencia na validade do chocolate caseiro que são, basicamente, 4 pontos:

  1. ESCOLHA DOS INGREDIENTES - Ingredientes de boa qualidade tendem a durar mais tempo. Outro detalhe: trocar um ingrediente de menor validade por outro semelhante de maior pode valer à pena. Ex: nas trufas de coco não faça com coco fresco e sim com coco em flocos (de pacotinhos).
  2. UMIDADE - A umidade relativa deve ser de 70%. Mas como ninguém vai ficar medindo a umidade relativa do ar (e talvez nem tenham equipamentos para isso) a dica é guardar bem o produto em um local arejado, seco e à temperatura ambiente. 
  3. ODORES - Devido ao chocolate ser um produto gorduroso, ele tende a absorver odores do ambiente. Portanto, nunca prepare chocolate em um local com um cheiro muito forte, nem guarde-os em lugares assim. Logo que terminar de fazer o chocolate, embale-os bem em papel apropriado (papel chumbo) e coloque-os num pote bem fechado. 
  4. TEMPERATURA - Esta talvez seja o fator mais relevante. A temperatura para conservar os chocolates deve ser a temperatura ambiente. Se ficar acima do ponto de fusão do chocolate este irá derreter. Muito abaixo, ele irá ficar normal, mas assim que voltar para a temperatura ambiente ele irá derreter.

A média da validade da trufa é de 7 dias para trufas convencionais e 15 dias para trufas de bebidas alcoólicas. 

DICAS PRÁTICAS PARA AUMENTAR O PRAZO DE VALIDADE DAS TRUFAS: 
  • Quando for preparar o creme de leite para suas trufas ou bombons, faça o seguinte: coloque o creme de leite que irá usar num pirex e leve-o a banho maria por cerca de 20 minutos contados após a água da panela onde irá ser colocado o pirex do creme de leite começar a ferver. Mexa de vez em quando. Diminui o risco de seus chocolates estragarem e aumenta em cerca de 7 dias a validade do chocolate.
  • Guarde as trufas nem perto do chão, nem perto do teto. Sempre em uma superfície com temperatura ambiente, dentro de um pote bem fechado e as trufas sempre bem embaladas. Para dias de verão, se tiver ar condicionado melhor ainda. 
  • Pingue algumas gotas de rum ou outra bebida alcoólica na composição da trufa pois a bebida irá ajudar a aumentar o prazo de validade da mesma. 
ERROS:
  • Guardar trufa em geladeira - Na geladeira a temperatura é baixa e a umidade também. A trufa irá se conservar mas assim que sair de lá irá ter o efeito Sugar-Bloom e Fat-Bloom, ou seja, irão se derreter e ainda criar uma camada acinzentada pelo fato de ter sido armazenado abaixo do ponto de fusão. 




Visualize a página de impressão


Pesquise por alguma receita / ingrediente(s)