Massa folhada caseira


Esta receita foi apresentada no programa da Ana Maria Braga - Mais Você pela Rede Globo no dia: 10/10/2013 (quinta-feira)


Receita de massa folhada caseira

INGREDIENTES:
1 ¼ xícara (chá) de manteiga sem sal bem gelada e cortada em cubinhos (250 g)
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo (225 g)
1 pitada de sal
½ xícara (chá) de água gelada (120 ml)

MODO DE FAZER:
     Coloque numa tigela a manteiga, a farinha de trigo e o sal. Com as pontas dos dedos amasse até formar pequenas bolinhas do tamanho de uma ervilha. Adicione, aos poucos, a água gelada e misture até a água incorporar na massa sem desfazer os cubinhos de manteiga. Com as mãos forme um retângulo de massa (10 cm X 25 cm), enrole num plástico e leve à geladeira por 20 minutos.
     Numa superfície lisa, levemente enfarinhada, coloque a massa (feita acima) e vá abrindo a massa com um rolo em apenas uma direção até dobrar o comprimento (20 cm X 50 cm) mantendo as bordas retas. Dobre as bordas da massa (no sentido do comprimento) sobre o centro dela. Com o rolo, abra a massa novamente até ficar com dobro do comprimento. Dobre as bordas da massa novamente, coloque num saco plástico e leve para a geladeira por mais 20 minutos. Utilize em seguida para fazer folhados doces e salgados, com o recheio que desejar ou guarde a massa no freezer.

Sugestões de receitas para você fazer: Mil folhas, Vol-au-vent, Rocambole de carne de massa folhada
Para outras sugestões CLIQUE AQUI




Visualize a página de impressão


Pesquise por alguma receita / ingrediente(s)