Arroz e feijão fácil - Vídeo passo a passo - Receitasdmais
some_text Menu

Arroz e feijão fácil - Vídeo passo a passo


Receita do chef Léo duarte do canal Descobrindo a Cozinha

Receita de arroz e feijão fácil
Arroz e feijão fácil

INGREDIENTES:
1 xícara de feijão
1/2 cebola picada
4 dentes de alho picados
2 envelopes de tempero pronto ou 2 cubos de caldo de carne
Opcional: Pedaços de bacon, pimenta do reino, cominho e outras especiarias a gosto (opcional)
3 xícaras de água quente

Arroz
1 xícara de arroz
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
Sal a gosto
2 xícaras de água quente


MODO DE FAZER:
Primeiro lave o feijão e deixe de molho em água até ele inchar (mínimo 2 horas), depois despreze a água. Direto na panela de pressão, refogue o alho e a cebola com um pouco de azeite, acrescente o feijão, o tempero pronto ou os cubos de caldo de carne ou pedaços de bacon a gosto, a água quente, tampe a panela e após pegar pressão (começar a chiar) deixe cozinhar por 25 a 30 minutos em fogo baixo. Tire a panela do fogo e espere sair a pressão, abra e volte ao fogo baixo destampada deixando mais alguns minutos até engrossar o caldo. Se necessário, acerte o sal e se quiser acrescente especiarias que gostar, como pimenta do reino, cominho entre outras. Está pronto seu feijão prático e clássico da culinária brasileira, no ponto certo para até 4 pessoas!

Dica: Deixar o feijão de molho antes de prepará-lo facilita o cozimento garantindo que não fique duro e erre o ponto de cozimento.

Arroz
Primeiro lave o arroz para tirar todo o "amido" externo e reserve. Refogue o alho e a cebola com um pouco de azeite. Acrescente o arroz e deixe refogar com os temperos por cerca de 3 a 5 minutos. Acrescente a água quente, acerte o sal e deixe cozinhar em fogo baixo até a água secar com a panela semi-tampada. Desligue o fogo, tampe a panela e espere cerca de 10 minutos para ele terminar o cozimento com o próprio calor interno. Está pronto o seu arroz soltinho e tradicional da culinária brasileira, no ponto certo para até 4 pessoas.

Dica: Para garantir um arroz soltinho e bonito os truques são: lavar o arroz antes de preparar, refogar bem com os temperos e usar sempre água quente no cozimento. Essas dicas garantem que o arroz libere o menos amido possível, que é o que o deixa "empapado".

ASSISTA AO VÍDEO E CONFIRA O PASSO A PASSO + DETALHES ↓