Coq Au Vin assado - Vídeo passo a passo - Receitasdmais
some_text Menu

Coq Au Vin assado - Vídeo passo a passo


Receita do chef Léo Duarte do Canal Descobrindo a Cozinha

Receita de Coq Au Vin 


INGREDIENTES:
1kg de pedaços de frango
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
Ervas a gosto (alecrim, louro, salsinha)
02 colheres (sopa) de açúcar
01 garrafa de vinho tinto seco
01 cenoura em pedaços
01 batata em pedaços
200g de champignon
01 colher (sopa) de sal
Fatias de bacon
Manteiga e farinha de trigo (opcional para o Roux)

MODO DE FAZER:
Refogue a cebola, o alho e as ervas com um pouco de azeite. Após dourar, acrescente o açúcar e deixe caramelizar por 1 ou 2 minutos. Acrescente o vinho tinto e deixe ferver por 15 minutos até reduzir um pouco. Espere esfriar e prepare a marinada misturando os pedaços de frango, os legumes e a redução de vinho. Deixe marinar na geladeira por pelo menos 07 horas, acrescente o sal e deixe marinar por mais 01 hora (total: 08 horas). Depois, envolva os pedaços de frango com fatias de bacon, prendendo com um palito, coloque na assadeira junto com os legumes e a marinada e leve ao forno em potência máxima por 20 minutos para selar, depois abaixe o forno para a potência mínima e deixe cozinhar por mais 45 a 50 minutos.
Após assado, se quiser, em uma panela derreta um pouco de manteiga, acrescente a mesma quantidade de farinha de trigo e deixe dourar preparando um Roux (espessante), depois acrescente o caldo que sobrou na assadeira e deixe engrossar, cubra o frango com o molho e sirva este clássico chique da culinária francesa!

  ASSISTA AO VÍDEO E CONFIRA O PASSO A PASSO + DETALHES ↓


Curiosidade...
O Coq au Vin é um prato típico francês que significa "Galo ao Vinho". Na receita original o galo fica marinando no vinho com os temperos por até 48 horas devido à carne ser bem dura. Depois o frango é selado na gordura do bacon (que já foi dourado) e cozido lentamente por algumas horas no caldo da marinada de vinho até amolecer, junto com os legumes. A nossa receita é uma releitura da receita original, ou seja, uma adaptação com os mesmos ingredientes apresentados assados em vez de guisados.