Guia de Temperos - O Alecrim - Receitasdmais
some_text Menu

Guia de Temperos - O Alecrim



Olá! Vamos continuar com a nossa série sobre temperos falando das Ervas Aromáticas, temperos vindos de ervas frescas ou secas responsáveis por ressaltar aromas e agregar valor e sofisticação em qualquer preparação, além de fazer bem à saúde, e conhecer esta que dizem ser um excelente amuleto contra o "mau olhado"...

O ALECRIM
(Rosmarinus officinalis)
Combina com: aves, caça, carne de porco, salsichas, linguiças e batatas assadas, sopas e molhos
Funciona como: tem propriedades excitantes, tônicas e estimulantes

Devido ao seu aroma forte e agradável, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa "orvalho do mar". Utilizada com fins culinários, medicinais, religiosos e na perfumaria, pode ser usada tanto fresca como seca, sendo que a seca tem o sabor mais acentuado. Por ter um sabor muito forte, deve ser usado com moderação.

Na Itália é utilizado em assados de carneiro, cabrito e vitela. Em churrascos, recomenda-se espalhar um bom punhado sobre as brasas do carvão aceso, perfumando a carne e difundindo um agradável odor no ambiente. É usado também para aromatizar vinagres e óleos, além de dar sabor especial a batatas e manteigas. Pode ser usado como decoração em pratos prontos.

Na próxima semana vamos continuar com as Ervas Aromáticas e falar da Sálvia, não perca!

Perdeu o tempero da semana passada?
CLIQUE AQUI e confira o capítulo sobre o TOMILHO

Com certeza esta série promete ajudar muitas pessoas a criar coragem de arriscar mais na cozinha. Para os mais experientes, novas possibilidades de valorizar suas preparações e abusar da criatividade. Para os novatos, a porta de entrada para um novo mundo de aromas e sabores!