Sopa creme de queijo com vegetais - Receitasdmais
some_text Menu

Sopa creme de queijo com vegetais





Na minha casa os caldos e cremes são sempre bem vindos. Faça sol ou chuva, não abrimos mão de comer legumes em forma de sopa ou creme pelo menos uma vez por mês. Além de fáceis de de serem feitos, os caldos e cremes são muito nutritivos e carregam na sua composição varias nutrientes que nosso corpo necessita. Hoje posto uma receita de uma sopa-creme que costumo fazer em casa, mas que aprendi na terra do Tio Sam.


SOPA CREME DE QUEIJO COM VEGETAIS


Ingredientes para 6 porções:

5 colheres (sopa) de manteiga
3 cenouras pequenas raspadas e picadas
2 talos de salsão picado
1 cebola pequena
2 dentes de alho picados
3 xícaras (chá) de caldo de galinha sem sal
2 batatas grandes, descascadas e em cubos pequenos
3 xícaras (chá) de floretes de brócolis picado
¼ de colher (chá) de tomilho seco
Sal e pimenta do reino do reino branca moída na hora
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 xícaras (chá) de leite integral
½ xícara (chá) de creme de leite
2 xícaras (chá) de queijo cheddar ralado
⅓ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino.

Modo de Preparo:

Em uma panela grande, em fogo médio, derreta 1 colher de sopa de manteiga. Adicione a cenoura, o salsão, a cebola e refogue por 3-4 minutos. Adicione o alho e refogue por 30 segundos. Junte o caldo de frango, as batatas, o tomilho e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe ferver em fogo alto, em seguida, reduza o fogo para médio, cubra com a tampa e cozinhe por mais 15 minutos. Adicione então o brócolis e cozinhe por mais 5 minutos ou até que os legumes estejam macios.
Enquanto isso, derreta o restante da manteiga em outra panela em fogo médio. Junte a farinha e cozinhe, mexendo constantemente por 1 minuto. Sem parar de mexer, despeje lentamente o leite e bata com um fouet até desaparecerem os grumos. Cozinhe mexendo sempre até a mistura começar a ferver e engrossar. Misture o creme de leite. Retire do fogo e uma vez que os legumes estejam macios despeje na sopa e mexa. Retire do fogo e misture o queijo cheddar e o parmesão até derreter. Sirva quente ou morno.