Uma alimentação segura não depende somente do valor nutricional dos alimentos, pois se faz necessária saber escolher, armazenar, preparar e servir de forma correta para que esse alimento não cause danos à saúde humana. Alimento seguro é aquele livre de agentes contaminantes físicos, químicos ou biológicos.
A responsabilidade de quem manipula os alimentos é muito grande porque é essencial para nosso organismo se alimentar e isso precisa ser feito de forma segura, tanto nos estabelecimentos comerciais quanto nas cozinhas domésticas. A prevenção de riscos à saúde dos consumidores, familiares e amigos deve ser prioridade para todos que manipulam os alimentos e para isso existem regras e normas. No Brasil é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o órgão responsável pela proteção da saúde da população através da criação de portarias e resoluções que estabelecem regras para o manuseio correto dos alimentos. Essas regras estão no Manual de Boas Práticas de Alimentos que envolve um conjunto de procedimentos relacionados à higiene, qualidade, saúde, prevenção e combate, entre outros.
O manipulador trabalha em cozinhas industriais, bufês, mercearias, supermercados, hospitais, padarias, escolas, açougues, feiras, barracas ou em residências, ou seja, uma vasta área de atuação com diversas condições de infraestrutura, equipamentos, processos e serviços. E em todos os locais a preocupação deve ser a mesma, a de oferecer uma alimentação livre de contaminações.
As regras básicas para um manipulador são:
- cuidar da saúde,
- manter uniformes limpos,
- manter cabelos presos,
- não tocar em dinheiro,
- não provar alimentos com as mãos e ao usar um talher, este deve ser colocado para lavagem,
- não circular de uniforme fora do ambiente de trabalho,
- não enxugar o rosto e mãos no uniforme,
- evitar barba e bigode,
- evitar falar, tossir, espirrar ou fumar nos ambientes de trabalho,
- manter unhas limpas e cortadas,
- tomar banho
- higienizar corretamente as mãos.
A higienização deve ser feita sempre:
- antes de entrar na área de preparo,
- antes de iniciar a manipulação os alimentos,
- antes de usar equipamentos e utensílios de preparo,
- ao trocar de atividade,
- após mexer com lixo, com alimento estragado, sair do banheiro, tossir, espirrar, fumar ou tocar com dinheiro.
- após mexer com lixo, com alimento estragado, sair do banheiro, tossir, espirrar, fumar ou tocar com dinheiro.