DICAS DA CHEF DE CORDEIRO
Regra nº 1: Tirou, guardou!
Se você pegar um pote ou utensílio depois de usar deve levá-lo de volta ao mesmo lugar. Não acumular objetos soltos ajuda a manter a organização.
Regra nº 2: Armazene com lógica
Deixe próximo ao fogão os materiais e utensílios que costuma utilizar ao cozinhar. Pratos e copos, por sua vez, devem ficar próximos à mesa, assim como os panos de prato devem ficar ao lado da pia.
Regra nº 3: Onde guardar
Utensílios utilizados durante o preparo da comida devem ficar na primeira gaveta. Talheres para servir ficam próximo à mesa.
Regra nº 4: Tudo o que estiver à vista é passível de sujeira
Frituras e gorduras se espalham pelo ar e acabam se juntando com a poluição, grudando em móveis e utensílios. Um bom exaustor ajuda.
Regra nº 5: Depois que organizar o local, não troque os utensílios de lugar
Nada pior do que guardar os objetos provisoriamente.
Regra nº 6: Preserve a circulação do ambiente
Móveis e objetos espalhados atravancam e atrapalham.
Regra nº 7: Abuse dos armários
É o melhor lugar para guardar pratos, copos e louças, por causa da higiene. Distribua copos na parte superior e pratos na inferior.
Regra nº 8: Descarte o que for inútil e sem uso
Doe panelas, pratos e copos não utilizados.
Regra nº 9: Ordene também a despensa
Separe os doces dos salgados, colocando-os em prateleiras diferentes. Você pode usar mini prateleiras para ganhar mais espaço. Embalagens pequenas, como de sachês de sucos, gelatinas, sopas e temperos podem ficar reunidas em cestas.
Regra nº 10: Agrupe e armazene a louça
Junte peças de cerâmica em uma prateleira e em outra, as de inox, e assim por diante. Assim, fica mais fácil pegá-las na hora que precisar.