Para quem não conhece esta delícia do mar, saiba que o peixe trilha tem gosto de camarão. Sou rato de supermercado e desta maneira acabo sempre encontrando as melhores ofertas da semana. Numa dessas minhas idas e vindas aos mercados da vida, me deparei com uma super promoção deste peixinho (foto abaixo) e não pensei duas vezes: minha cervejinha da sexta feira será acompanhada de de trilha frita com creme de alho. A receita é muito simples e rápida de ser feita, assim reúna a sua turma para um happy hour e ofereça como um dos tira-gostos esta delícia do mar.
TRILHA COM CREME DE ALHO
1 kg peixe trilha
2 dentes de alho sem casca
1 cebola picada
½ pimentão verde picado
2 xícaras (chá) de salsa (só as folhas)
2 colheres (sopa) de suco de limão
3 colheres (chá) de sal
1 xícara (chá) de fubá para empanar
2 xícaras (chá) de óleo de milho para fritar
Para o creme de alho:
4 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de azeite
1 lata de creme de leite sem soro (deixe a lata de cabeça para baixo na geladeira e vire na hora de abrir para retirar o soro)
1 pote de iogurte natural com mel
Sal e pimenta-do-reino
Modo de Preparo:
Lave os peixes e seque-os com toalha de papel. Reserve. Bata no liquidificador o alho, a cebola, o pimentão, a salsa, o limão e o sal até obter uma mistura homogênea. Numa vasilah de vidro, cubra os peixes com esse tempero e deixe na geladeira por 30 minutos. Retire os peixes e empane com fubá. Em uma frigideira de borda alta, aqueça o óleo e frite os peixes até dourar.
Prepare o creme de alho: em uma panela, coloque o alho picado, o azeite e leve ao fogo médio até dourar levemente. Retire do fogo, misture o creme de leite sem o soro, o iogurte com mel, corrija o sal e a pimenta e misture bem. Sirva como acompanhamento do peixe. Ah, não esqueça da cerveja gelada.