ALIMENTOS TERMOGÊNICOS E FUNCIONAIS - Receitasdmais
some_text Menu

ALIMENTOS TERMOGÊNICOS E FUNCIONAIS



Dra. Mariana Fantini


         Na matéria anterior vimos que os alimentos termogênicos ajudam a acelerar o metabolismo em até 20%. Hoje falarei sobre os principais alimentos termogênicos: modo de ação e forma de consumo.
            Lembrando que esses alimentos são contra-indicados para quem tem problemas cardíacos e gastrointestinais.
·       Gengibre: acelera o metabolismo em até 20%. Pode ser consumido cru, refogado, em forma de chá quente ou gelado. Combina com peixes e frutas. Há indícios de que ajuda no tratamento de distúrbios respiratórios, melhora enjôo e ajuda a prevenir o câncer de cólon e ovário.
·   Canela: encontrada em forma de pó ou casca. Pode ser utilizada como tempero e consumida em forma de chá. Ajuda a diminuir o colesterol, melhora a digestão, elimina flatulências e ajuda na melhora da gripe.
·    Linhaça: pode ser consumida em grão ou pó, misturada a saladas, arroz e feijão e também em sucos de frutas. Ajuda a prevenir diversas doenças como câncer de cólon, aumenta a defesa do organismo e tem ação antioxidante.
·        Brócolis: pode ser consumido cozido como salada ou refogado. Possui antioxidantes, bloqueia evolução de tumores e protege de doenças diversas.
·      Laranja: Pode ser consumida como sobremesa, suco ou na salada. Rica em vitamina C aumenta a resistência do organismo a infecções; ajuda na formação de ossos e dentes, cicatrização de feridas e queimaduras; evita hemorragias, gengivite e acelera o metabolismo.
·     Vinagre de maçã: Pode ser usado como tempero em saladas e diversos outros pratos. Combate bactérias perigosas para o corpo melhorando o metabolismo, sendo assim, melhora a resistência do organismo de forma geral.
·  Cafeína: Presente em diversos alimentos naturais e industrializados como café, guaraná, chocolate, chás. Aumenta a energia para as atividades do dia a dia.
·      Chá verde: Pode ser consumido quente ou frio. Acredita-se que reduz a absorção do açúcar porque inibe a ação da enzima amilase que é responsável pela digestão dos carboidratos, acelera o metabolismo e melhora o funcionamento do intestino.
·    Pimenta vermelha: Pode ser consumida in natura ou em conserva com azeite para temperar alimentos. É rica em vitamina C, B1, B2 e E. Acelera o metabolismo em até 20%, retira gordura das artérias, fornece energia para o organismo, reduz a formação de coágulos sanguíneos e estimula a digestão. Não é indicada para quem tem hipertensão e problemas gastrointestinais.
·  Couve: Pode ser consumida crua ou refogada. Rica em fibras. Desintoxica o organismo, acelera o metabolismo, evita ressaca, melhora o funcionamento do intestino e alivia dores causadas por úlceras gástricas.
·         Abacaxi: Pode ser consumido cru, cozido ou em doces. É rico em vitamina C, B1, B6, ferro, magnésio e fibras. Acelera o metabolismo, melhora o funcionamento do intestino e facilita a digestão de carnes.

Lembre-se: comer somente saladas e grelhados também faz com que seu metabolismo fique mais lento e tenha menos nutrientes para trabalhar. É preciso que a refeição tenha um alimento de cada grupo da pirâmide alimentar para que nosso corpo funcione bem.
Não esqueça que beber água é essencial para ajudar o sangue a levar oxigênio para os músculos e queimar calorias, além de hidratar o corpo e ter inúmeras outras funções. Consuma de 1,5L a 2L de água diariamente.

Mariana Fantini - CRN3 19.514 - é nutricionista especialista em Educação Nutricional, aprimorada em transtornos alimentares, pesquisadora do PROTAD IPq/HCFMUSP, Personal Nutri e Nutricionista esportiva.

Contato:   (11) 80138697