PETISCOS FRITOS - Informações e calorias - Receitasdmais
some_text Menu

PETISCOS FRITOS - Informações e calorias


Petiscos fritos

Coxinha

A coxinha é o salgado mais popular em nosso país, servida em bares, lanchonetes, padarias, pastelarias. Porém, é um alimento frito e como você já deve ter ouvido falar, tudo que é frito não é saudável.
            Quando precisar comer em lugares públicos verifique se não há algo mais saudável como opção.
            1 coxinha grande de 100g contém em média 221 calorias.

Torresmo

O torresmo é feito de pele de porco com gordura cortada em pequenos pedaços e frita até ficar crocante. É uma herança da colonização de Portugal, porém com os temperos dos negros trazidos da África. Foi “adotado” pela culinária mineira como acompanhamento de refeições e petisco.
            Porém, quando pensamos que é originada da barriga do porco e que é feito da banha deste animal e ainda por cima é frita precisamos pensar se há alguma vantagem em consumi-lo. A verdade é que é uma preparação extremamente gordurosa, cheia de colesterol e definitivamente não traz beneficio algum ao organismo. Por isso, cuidado com seu consumo.
            3 unidades de torresmo contém em média 270 calorias. 

Pastéis

O pastel é um alimento comum em feiras populares, bares e restaurantes.
Independentemente de seu sabor, o pastel, deve ser consumido com moderação, pois a fritura gera substâncias tóxicas ao organismo.
1 unidade de 40g de pastel de queijo contém em média 130 calorias.
1 unidade de 40g de pastel de carne moída contém em média 200 calorias.
1 unidade de 40g de pastel de palmito contém em média 180 calorias.

Provolone à Milanesa

O queijo provolone sozinho já é bem gorduroso, mas com a farinha e a fritura além de ser uma bomba calórica é cheio de gordura.
Prefira outros petiscos mais saudáveis e deixe o provolone à milanesa de lado. Seu organismo agradece.
1 cubo de 15g de queijo provolone à milanesa contém em média 72 calorias.

Mandioca frita

A mandioca é uma raiz brasileira cheia de nutrientes como cálcio, ferro, fósforo e vitaminas do complexo B. Seus benefícios para a saúde são grandes. Mas frita ela contém muitas calorias e está cheia de gordura. A gordura da fritura é um grande perigo para a saúde porque pode aumentar o colesterol, causar doenças cardiovasculares, entre outros.
Mais uma vez tenha cuidado ao optar por esse petisco. Prefira aqueles mais saudáveis.
100g (1 pires de chá) de mandioca frita contém em média 352 calorias.

Batata frita 

            Um estudo realizado de longo prazo realizado pela Escola Médica de Harvard, nos EUA,  concluiu que o consumo de batata frita não é um fator  de risco associado ao aumento de câncer de mama e próstata.  Na verdade é um estudo sobre a acrilamida, uma substância formada quando muitos dos alimentos ricos em carboidratos são assados ou fritos. Porém, ainda não foi comprovado em outros tipos de câncer.
Ela também tem muitos minerais como potássio, cálcio, fósforo e magnésio que beneficiam os ossos, ajudam a manter as células em bom funcionamento, auxiliam o funcionamento dos músculos e nervos, entre outros.
            Como as batatas são fritas em óleo vegetal, que é reutilizado muitas vezes, aumenta a concentração de gordura trans que é muito perigoso para a saúde, porque o alimento absorve mais gordura que o normal.
            Se pensarmos que quando sentamos em uma mesa de bar ou restaurante consumimos mais ou menos 12 tiras de batata frita, estaremos consumindo em média 155 calorias. Mas em uma porção de mais de cem fatias, com o famoso catchup e um refrigerante comum alcançamos, fácil, 1500 calorias.           
            Mas a única preocupação não é com as calorias e sim com a quantidade de gordura presente na batata frita, nada menos que 57% de gordura, sendo grande parte de gordura saturada. Já a batata frita congelada tem muita gordura trans, que é gerada pela gordura hidrogenada adicionada para garantir que fique crocante. Essas gorduras trazem riscos à saúde como doenças cardíacas e até câncer.
            Sei o quanto é difícil resistir a essas delícias quando estamos reunidos com os amigos, mas tente pelo menos reduzir o número de vezes que consome ou se contente com apenas algumas tiras, a saúde agradece e seu coração também.
            1 colher de servir com 58g de batata frita contém em média 150 calorias.

  Para a receita de uma batata frita sequinha e crocante, CLIQUE AQUI

Polenta frita

A polenta tem origem na região norte da Itália e é feita de farinha de milho, água e sal. Esse alimento é rico em vitamina A que protege pele e mucosas, reforça o sistema imunológico, auxilia nas funções da retina e na formação de ossos, pele, cabelos e unhas e carboidratos que dão energia ao organismo.
Mas, na versão frita a polenta não traz apenas os benefícios de seus nutrientes e os malefícios da fritura, como já foram citados, devem ser pesados na hora de fazer sua escolha.
2 fatias de polenta frita contém em média 80 calorias.

Frango a passarinho

O frango a passarinho é uma receita de muito sucesso em bares e restaurantes. Um alimento saboroso e prático.
            Rico em proteína que ajuda a construir os músculos e pele do corpo, cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, entre outros nutrientes. Seus benefícios à saúde são muitos. Porém, se você consumi-lo com pele e, ainda por cima, frito a gordura e colesterol aumentarão muito trazendo riscos cardiovasculares.
            100g de frango a passarinho contém em média 156 calorias.


         Enfim, o que importa é o quanto e como comemos os alimentos. Por isso, faça escolhas inteligentes.


Mariana Fantini - CRN3 19.514 - é nutricionista especialista em Educação Nutricional, aprimorada em transtornos alimentares, pesquisadora do PROTAD IPq/HCFMUSP, Personal Nutri e Nutricionista esportiva.

Contato:   (11) 98013-8697