PETISCOS FRIOS E BEBIDAS - Calorias e informações - Receitasdmais
some_text Menu

PETISCOS FRIOS E BEBIDAS - Calorias e informações


Cerveja

             A cerveja é produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente a cevada.
            A cerveja possui vitaminas do complexo B, magnésio, fibras solúveis, anti-oxidantes e muitos outros nutrientes.
Há uma crença popular de que a cerveja auxilia em alguns tratamentos de doenças ou até mesmo a aumentar a produção de leite da mãe que amamenta. Isso não passa de crença e o consumo excessivo dessa bebida pode trazer problemas muito sérios ao organismo.
          Porém, o British Medical Journal (2000), publicou um artigo que concluiu que o consumo moderado de cerveja é capaz de diminuir o aparecimento de doenças cardiovasculares.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um estudo realizado em 2000 mostrou que o alcoolismo é a terceira maior doença no Brasil, atrás de males do coração e tumores, apenas.
            Lembre que se você está querendo manter a forma ou reduzir o peso, consumir bebida alcoólica não ajuda. Apesar de um copo de cerveja não ter tantas calorias, você não consegue resistir e ficar só no primeiro. Além disso, há também o fator de que sempre queremos petiscar e isso só aumenta o valor calórico consumido.
            Porém, se você aliar uma alimentação balanceada ao consumo responsável de cerveja pode trazer benefícios à sua saúde.
         O consumo de bebidas alcoólicas não é indicado para gestantes e pessoas que utilizam alguns tipos de medicamentos.
            Consuma com responsabilidade.
            1 copo de 300ml de cerveja contém em média 140 calorias.

Caipirinha

A caipirinha é uma das bebidas mais famosas mundialmente e no nosso país é uma tradição. Qualquer lugar, desde bares a restaurantes, tem caipirinha no cardápio.
Acredita-se que a bebida feita de limão, gelo, açúcar e cachaça tenha sido inventada no interior do estado de São Paulo. Atualmente, os bares vem modificando sua receita com ingredientes muitas vezes surpreendentes e somente o açúcar e gelo permanecem, da receita original.
            A bebida contém as propriedades do limão, mas também do açúcar. Por isso, se você se preocupa com o peso ou tem pré-disposição ao diabetes tenha cuidado.
A caipirinha, como toda bebida alcoólica deve ser consumida com responsabilidade e moderação.
            1 copo de 300ml contém em média 264 calorias.


Tremoço

Tremoço é a semente de uma planta conhecida como tremoceiro. Tem cor amarela e é, geralmente, consumida como petisco em conserva nas cervejarias do Brasil e Portugal.
       O tremoço que consumimos em bares é preparado da seguinte forma: é cozido e depositado em um recipiente com água que deverá ser trocada periodicamente, até que o tremoço perca seu gosto originalmente amargo.
Essa semente é uma leguminosa da mesma família da ervilha e da fava. Sabe-se que possui muitos nutrientes em quantidade elevada como proteína, fósforo, cálcio, vitamina E, vitaminas do complexo B, potássio, ômega 3 e 6, ferro e fibras.
            Devido a sua riqueza em nutrientes, o tremoço, proporciona muitos benefícios à saúde, como:
·         Diminuição do colesterol ruim (LDL) no sangue;
·         Indicado em tratamento de diabetes por ter baixo índice glicêmico;
·         Reduz o apetite por sua alta quantidade de fibras;
·         Tem propriedades diuréticas, emolientes e cicatrizantes;
·         Favorece a renovação das células;
·       Grande aliado na redução de peso por seu baixo valor calórico e alta quantidade de fibras.
O que se deve prestar atenção é que o tremoço comercializado é conservado em água com sal, prejudicial às pessoas com problemas de hipertensão. Por isso, consuma com responsabilidade.
Enfim, se você busca um aperitivo mais saudável quando reúne os amigos, o tremoço é a melhor opção.
           1 xícara de chá de tremoço contém em média 89 calorias.


Amendoim
O amendoim é uma semente Brasileira constituída de 30% de proteínas.
            Há algumas orientações que devem ser seguidas sobre o consumo de amendoim:
·         Hipertensos não devem consumir amendoim com sal;
·         Diabéticos não devem consumir os derivados doces, como pé-de-moleque;
·   O amendoim deve ser armazenado em local protegido de luz para que não fique “rançoso”, porque é rico em gordura.
Além das proteínas, o amendoim é rico em gordura insaturada como o ômega 6 e livre de colesterol. As gorduras insaturadas fazem com que os níveis de colesterol ruim (LDL) do sangue sejam diminuídos, prevenindo doenças cardiovasculares.
Também é rico em vitaminas do complexo B e em um aminoácido chamado arginina, melhorando a circulação do sangue no organismo; vitamina E que deixa os cabelos brilhantes; e também tem baixo índice glicêmico, ajudando no tratamento de diabetes.
Um estudo realizado pela University of Florida em 2005, mostrou que o amendoim possui alta quantidade de antioxidantes, que protegem as células de danos que podem ocasionar câncer e doenças cardíacas.
A desvantagem do consumo de amendoim em bares e restaurantes é que geralmente vem adicionado de sal, sendo perigoso para pessoas com hipertensão e podendo gerar uma retenção hídrica, dependendo da quantidade consumida.
O amendoim também tem alto valor calórico e, por isso, não deve ser consumido por quem quer reduzir o peso corporal.
            1 xícara de chá de amendoim torrado contém em média 576 calorias.
            100g de amendoim cru contém em média 544 calorias.

  

Azeitona

A azeitona é constituída de 25% de azeite, que não contém colesterol, porém é rico em ácidos graxos insaturados. Como já foi dito, a gordura insaturada diminui os níveis de LDL do sangue evitando doenças cardiovasculares.
Com toda essa gordura, a azeitona acaba se tornando muito calórica. Por isso, para manter ou reduzir seu peso, consuma como aperitivo moderadamente e experimente coloca-la em pratos feitos com carnes, massas e saladas.
Esse alimento contém muitos nutriente, como vitaminas A, B1, B2, C, potássio, sódio, cálcio, fósforo, silício, magnésio, cloro e ferro trazendo muitos benefícios ao organismo.
           Muitas azeitonas também são acrescidas de sal durante o processo de conserva e, por isso, os hipertensos devem tomar cuidado ao consumi-las.
            14 unidades de azeitonas pretas temperadas contém em média 971 calorias.
            100g de azeitonas verdes em conserva contém em média 140 calorias.



 Tábua de frios (salame, queijos amarelos, copa, presunto, gorgonzola)
         As tábuas de frios são bem variadas de acordo com cada estabelecimento. Mas aqui vamos falar de ingredientes básicos que, normalmente, estão presentes nessa preparação.
          Começaremos pelo salame que normalmente é preparado com carne bovina e/ou suína, vinho, sal e especiarias diversas. Essa mistura é fermentada por um dia, depois introduzida em uma tripa de papel comestível e pendurada para ser curada. Os principais tipos de salame são: hamburguês (com pimenta preta em grãos), milanês (leva vinho branco na composição) e italiano (com temperos mais suaves). Há muita gordura nos salames pela mistura que envolve gordura dos animais, por isso, devemos consumir com cuidado esse alimento.
       O presunto e o apresuntado são feitos das pernas traseiras do porco. Mas, o apresuntado tem mais gordura que o presunto porque tem mistura de outras partes do animal. Como todo alimento originado de animal tem bastante colesterol. Mas também tem cálcio, ácidos graxos insaturados, fósforo, ferro, potássio, vitaminas dos complexo B e vitamina C trazendo benefícios à saúde. Porém, é rico em sódio e como todo alimento rico nesse nutriente não deve ser consumido por hipertensivos.
        Outro alimento que faz parte do petisco servido nos bares e restaurantes é o queijo. Existem vários tipos de queijo que podem ser servidos como o gorgonzola que pode ser feito de leite de cabra ou vaca e acrescido de fungos que dão seu sabor peculiar. Outros queijos são o mussarela, o parmesão, o prato e o provolone feitos com leite de vaca. Quanto mais amarelo o queijo mais gordura está presente, por isso, tenha cuidado em sua escolha.


            100g de salame contém em média 415 calorias.
            100g de presunto contém em média 90 calorias.
            100g de apresuntado contém em média 120 calorias.
            1 fatia de 25g de queijo gorgonzola contém em média 99 calorias.
            1 fatia de 25g de queijo mussarela contém em média 81 calorias.
            1 fatia de 25g de queijo parmesão contém em média 101 calorias.
            1 fatia de 25g de queijo prato contém em média 88 calorias.
            1 fatia de 25g de queijo provolone contém em média 84 calorias.


            Pense para fazer sempre a melhor escolha com moderação!!!

Mariana Fantini - CRN3 19.514 - é nutricionista especialista em Educação Nutricional, aprimorada em transtornos alimentares, pesquisadora do PROTAD IPq/HCFMUSP, Personal Nutri e Nutricionista esportiva.

Contato:   (11) 98013-8697