“Maktub (já estava escrito) que as fronteiras seriam ignoradas para que o Oriente Médio criasse uma das culinárias mais criativas e apreciadas do mundo.”
Quem não conhece a esfirra e o quibe? Nas grandes cidades existem várias redes de fast food especializadas nessas iguarias. Muitas vezes chegam ao nosso prato acompanhadas de delícias como a salada tabule, o espetinho kafta ou o pastel doce ataif. Tais receitas foram trazidas por imigrantes sírios e libaneses. Mas a designação popular de “comida árabe” procede. A comunidade árabe engloba mais de 20 países – distribuídos no norte africano e no sudeste asiático. Sua cultura é tão rica e extensa que reúne diferentes línguas e tipos étnicos sob as mesmas tradições culinárias. Para o árabe, servir é ponto de honra e uma satisfação. E recusar um convite é ofensa grave. A receita que ensino hoje é do Khoubiz, ou mais popularmente conhecido como pão pita ou ainda pão sírio.
KHOUBIZ
2 xícaras de água morna
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de fermento seco para pão
1 colher de chá de açúcar
sal a gosto
óleo para untar
Modo de Preparo: Peneire a farinha e aqueça no forno, em temperatura baixa. Dissolva o fermento em ¼ de xícara de água morna. Junte a água restante, o sal o açúcar e mexa. Retire duas xícaras de farinha e reserve. Faça uma depressão no meio da farinha restante e junte o líquido. Acrescente um pouco da farinha reservada e misture bem. Cubra com um pano e deixe descansar até que espume. Ponha a farinha reservada e junte óleo aos poucos, batendo por cinco minutos. Ponha a massa numa superfície enfarinhada e amasse por cinco minutos. Quando estiver lisa faça uma bola. Unte com óleo, coloque numa vasilha tampada com um plástico e deixe crescer por uma hora. Aumente a temperatura do forno. Abaixe a massa, amasse por um minuto numa superfície enfarinhada e divida em dez bolas iguais. Abra círculos de 20 cm de diâmetro e coloque sobre um pano com farinha. Cubra e deixe descansar por 20 minutos. Unte uma assadeira e coloque no forno. Quando estiver bem quente, coloque um pão de cada vez na assadeira. Asse por cinco minutos ou até a massa estufar. Retire e embrulhe num pano para manter quente e macio até servir.