Noutro dia reclamaram que eu posto poucas receitas de peixe, dando ênfase apenas ao bacalhau. Sou obrigado a concordar que amo bacalhau e que tenho uma tendência muito grande de publicar receitas com este nobre ingrediente. Claro que tenho muitas receitas com peixes que também são bem versáteis e apreciados por um grande número de fãs. Hoje ela será com salmão, um peixe de água profunda e muito rico em ômega 3. O molho terá a erva dill ou endro, como preferirem, no seu molho e o limão siciliano dará a acidez que a receita pede. O vinho branco encorpado de sua preferência é o indicado para harmonizar com este delicioso prato.
SALMÃO AO MOLHO ÁCIDO DE DILL
Ingredientes para 4 porções:
4 filés de salmão
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1 ½ colher (chá) de raspas de limão siciliano
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
Sal e pimenta do reino moída na hora.
Para o molho:
1/3 de xícara (chá) de iogurte grego
3 colheres (sopa) de maionese
1 dente de alho espremido
1 colher (sopa) de dill (endro) fresco picadinho
3 colheres (chá) de leite
½ colher (chá) de mel
Sal e pimenta do reino moída na hora.
Modo de Preparo:
Do salmão:
Pré-aqueça o forno a 200°C. Em uma tigela, misture o azeite, as raspas e o suco de limão. Unte uma assadeira refratária e acomode os filés de salmão. Tempere o peixe com sal e pimenta de todos os lados. Por fim, goteje a mistura de suco e raspas de limão sobre os filés. Deixe descansar em temperatura ambiente por 10 minutos, em seguida, leve ao forno pré-aquecido por 12-16 minutos, ou até que o salmão esteja assado. Sirva em seguida coberto com o molho.
Do molho:
Em uma tigela, misture o iogurte grego, a maionese, o alho, o endro (dill), o mel e o leite suficiente para atingir a consistência desejada. Corrija o sal e a pimenta. Se você preparar o molho antecipadamente, lembre-se de retirá-lo uns 15-20 minutos antes da geladeira para chegar à temperatura ambiente ante de colocá-lo sobre o peixe. Bom Apetite!!!