Salmão ao molho de balsâmico - Receitasdmais
some_text Menu

Salmão ao molho de balsâmico









Hoje em dia o salmão tornou-se um peixe bem acessível e agrada em cheio a maioria dos apreciadores de peixes oriundos das águas geladas e profundas. Todavia não deixe se enganar, pois encontramos no mercado brasileiro salmonídeos criados em tanques redes e alimentados com rações que deixam o peixe muito parecido com o “original” e selvagem. Hoje a minha receita leva um molho agridoce e vitrificado o que dá uma bela aparência ao prato.  



SALMÃO AO MOLHO DE BALSÂMICO



Ingredientes para 4 porções:


½ xícara (chá) de vinagre balsâmico
¼ de xícara (chá) de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
1 colher (sopa) de alecrim fresco picado
1 dentes de alho finamente picado
4 filés de salmão
Sal e pimenta do reino moída
2 colher (chá) de óleo de canola.


Modo de Preparo:


Deixe o peixe por 10 minutos à temperatura ambiente. Enquanto isso, em uma panela misture o vinagre balsâmico, o vinho branco, o mel, a mostarda Dijon, ½ colher de sopa de alecrim picado e o alho. Mistura  bem e leve ao fogo até ferver. Reduza então o fogo e cozinhe em fogo médio/baixo até que o molho engrosse e reduza a 1/3 xícara (cerca de 13-15 minutos), mexendo ocasionalmente. Retire do fogo e despeje em um prato refratário. Deixe esfriar.

Tempere então ambos os lados do salmão com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira grande antiaderente em fogo médio e adicione 1 colher de chá de óleo de canola. Uma vez que panela e o óleo estiverem quentes, adicione 2 filés de salmão e cozinhe, sem mexer, até que o salmão doure na parte inferior (cerca de 3-5 minutos). Cuidadosamente vire o salmão para o lado oposto e continue a cozinhar 3-5 minutos. Reserve aquecido. Limpe a frigideira, adicione o restante do óleo e repita o processo com os filés restantes. Sirva quente com o molho preparado de balsâmico e algumas folhas de alecrim.