Risotto Clássico - Vídeo passo a passo - Receitasdmais
some_text Menu

Risotto Clássico - Vídeo passo a passo


Receita do Chef Léo Duarte  g+

Muita gente tem medo de fazer risotto pois acha que vai perder o ponto, ficar empapado, ou simplesmente nem fazer ideia do que é o verdadeiro e clássico risotto italiano.
Para ser chamado de risotto existem regras que devem ser seguidas no passo a passo da receita. Aprenda a fazer o risotto básico que serve com qualquer combinação de sabor.

RISOTTO CLÁSSICO

Ingredientes:
1/2 cebola picada
01 dente de alho picado (opcional)
01 xícara de Arroz Arbório
Vinho branco seco a gosto
Caldo de legumes (mais ou menos 03 xícaras)
01 colher (sopa) de manteiga
01 colher (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de fazer:
Passo 1: Em uma panela separada, prepare o sabor do seu risotto e reserve (Use a criatividade! Refogue carne, frango, frutos do mar  ou mesmo combinação de legumes conforme sua preferência. Na foto e no vídeo um risotto de açafrão-da-terra com bacon salteado)
Passo 2: Em outra panela, suar a cebola e o alho no azeite por 01 a 02 minutos
Passo 3: Acrescentar o arroz e suar por 01 a 02 minutos
Passo 4: Acrescentar vinho branco suficiente para banhar todos os grãos de arroz e o fundo da panela (a partir daqui você não poderá mais parar de mexer!)
Passo 5: Acrescentar caldo de legumes, aos poucos (01 ou 02 conchas por vez), mexendo sempre até chegar ao ponto cremoso, porém al dente (grãos ainda inteiros)
Passo 6: Acrescentar o sabor do risotto que você refogou a parte. Acrescentar a manteiga para dar brilho e misturar tudo
Passo 7: Desligar o fogo e acrescentar o parmesão ralado para dar liga e cremosidade. Servir imediantamente antes que esfrie.

Dicas:
- O Arroz Arbório é o arroz próprio para risottos pois contém a quantidade ideal de amido para dar cremosidade e continuar al dente (sem empapar). Você pode usar outros tipos de arroz para risottos como o Carnaroli ou o Vialone Nano
- Na foto, preparei o Risotto Milanês, com Açafrão-da-Terra, o primeiro risotto da história da culinária. Risotto aceita qualquer combinação de sabores, experimente com suco e raspas de limão siciliano, aspargos salteados, funghi hidratado e salteado, ervilhas, carne seca com abóbora, goiabada com queijo coalho
- No vídeo, resolvi testar um "falso risotto" usando o arroz comum agulhinha do dia-a-dia. Para se aproximar mais do risotto original, usei a técnica de Singer (polvilhar farinha de trigo enquanto refogava o arroz) para conseguir mais cremosidade. Quanto ao sabor do teste, achei que ficou muito bom e, sinceramente, não perdeu em nada para o original!

ASSISTA AO VÍDEO E CONFIRA O PASSO A PASSO + DETALHES ↓