Molho pesto improvisado - Vídeo passo a passo - Receitasdmais
some_text Menu

Molho pesto improvisado - Vídeo passo a passo


Receita do Chef Léo Duarte  g+

Na cozinha a gente tem que adaptar, usar a criatividade, e esta receita é ótima para quem tá com a grana curta mas quer impressionar os convidados com um jantar refinado! Aprenda a fazer uma "Massa Artesanal" e um Molho Pesto de um jeito bem improvisado, fácil, rápido e gastando pouco.

MOLHO PESTO IMPROVISADO com "MASSA ARTESANAL"

Ingrediente - "Massa Artesanal":
Folhas de massa de lasanha pré-cozida

Ingredientes - Molho Pesto Improvisado:
1/2 xícara (chá) de amendoins
01 dente de alho
1/4 de xícara (chá) de parmesão ralado
1/4 xícara (chá) de azeite extravirgem
01 maço de cheiro verde (salsinha + cebolinha)
Cerca de 01 xícara (chá) da água do cozimento da massa


Modo de fazer - "Massa Artesanal":
Para fugir do tradicional espaghetti, penne ou fusilli, use a criatividade e impressione as visitas! Pegue as folhas de massa de lasanha do mercado e corte-as com uma faca em pequenos pedaços de formatos irregulares, como triângulos ou quadrados diversos. Depois é só colocar a massa cortada em água fervendo para cozinhar por cerca de 5 a 7 minutos até ficar al dente. Essa forma de servir massa é diferente, não exige habilidade técnica e seu prato ficará com uma cara de "rústico" e "artesanal".

Modo de fazer - Molho Pesto Improvisado:
Torre levemente os amendoins no microondas (2 a 3 minutos). Em um processador ou liquidificador, coloque os amendoins torrados, o alho inteiro, o parmesão ralado e o azeite e bata por 1 minuto ou até triturar os amendoins e incorporá-lo aos demais ingredientes. Acrescente as folhas do maço de cheiro verde e bata, adicionando a água quente do cozimento da massa aos poucos, até afinar e chegar na consistência de molho da sua preferência. Sirva a massa coberta com o molho e decore com um fio de azeite e folhinhas de salsinha.

Para reduzir o custo, nesta receita fiz algumas adaptações de ingredientes que são difíceis de achar e que são muito mais caros. No Molho Pesto original costuma-se usar manjericão fresco no lugar do cheiro verde, e pignolis no lugar dos amendoins; além disso, em vez de afinar o molho com a água quente, o modo tradicional afina usando o próprio azeite, exigindo uma quantidade bem maior.

ASSISTA AO VÍDEO E CONFIRA O PASSO A PASSO + DETALHES ↓