Guia de Temperos - O Manjericão - Receitasdmais
some_text Menu

Guia de Temperos - O Manjericão



Olá! Vamos continuar com a nossa série sobre temperos falando das Ervas Aromáticas, temperos vindos de ervas frescas ou secas responsáveis por ressaltar aromas e agregar valor e sofisticação em qualquer preparação, além de fazer bem à saúde, e conhecer mais uma com aroma bem marcante...

O MANJERICÃO
(Ocimum basilicum L.)
Combina com: molhos e carnes em geral
Funciona como: diurético, antisséptico e broncodilatador

O manjericão ou basílico é uma planta aromática de origem indiana, cujo o nome deriva do vocábulo grego basilikos que signica "real". Tem o aroma tão intenso que suas mudas atraem abelhas, por isso, é ótimo para deixar uma marca em molhos e sopa em geral, principalmente em molhos de tomate, receitas do sul da Europa, especialmente as italianas.

Deve ser acrescentado quando o prato estiver bem no fim, pois perde o sabor com o calor. Mistura-se muito bem com outras ervas. É componente do Licor "Chartreuse" e confere sabor especial ao creme de abacate com açúcar.

No mercado pode ser encontrado fresco em ramos ou seco em saquinhos. O melhor é usá-lo fresco.

O que você costuma fazer com o manjericão? Conte pra gente. Na próxima semana vamos continuar com as Ervas Aromáticas e falar do Louro, não perca!

Perdeu o tempero da semana passada?
CLIQUE AQUI e confira o capítulo sobre o ORÉGANO

Com certeza esta série promete ajudar muitas pessoas a criar coragem de arriscar mais na cozinha. Para os mais experientes, novas possibilidades de valorizar suas preparações e abusar da criatividade. Para os novatos, a porta de entrada para um novo mundo de aromas e sabores!