Olá! A partir desta semana trago a vocês uma série que vai apresentar as histórias, curiosidades e fotos dos temperos mais utilizados na culinária e dicas de como combiná-los nos mais diversos pratos.
Cada semana vou trazer um tempero diferente, primeiro começando com as Ervas Aromáticas, que são temperos vindos de ervas frescas ou secas responsáveis por ressaltar aromas e agregar valor e sofisticação em qualquer preparação, além de fazer bem à saúde.
O ORÉGANO
(Origanum vulgare)
Combina com: pizzas, saladas com tomate e pratos à parmegiana
Funciona como: sedativo, digestivo, diurético, expectorante e estimulante gástrico
Considerado pelos antigos romanos como símbolo da paz e da felicidade e também chamado de orégão, é uma erva perene e aromática, muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo com aroma intenso e gosto levemente amargo. São utilizadas as folhas frescas ou secas, porém as secas tem melhor sabor. É uma variedade brava e mais aromática da manjerona. Os bons são bastante fortes e chegam a anestesiar a língua.
É um dos temperos mais usados em molhos de tomate, berinjela à parmegiana, massas, pizzas, queijos frescos, laticínios em geral, requeijão, saladas diversas, caldeiradas e alguns tipos de churrasco.
Experimente misturar orégano com molho inglês, molho shoyu e catchup e pincele a carne do churrasco quando estiver quase pronta. Fica divino!
O que você costuma fazer com o orégano? Conte pra gente...
Na próxima semana vamos continuar com as Ervas Aromáticas e falar do Manjericão! Não perca!
CLIQUE AQUI e confira várias combinações de Ervas Aromáticas
Com certeza esta série promete ajudar muitas pessoas a criar coragem de arriscar mais na cozinha. Para os mais experientes, novas possibilidades de valorizar suas preparações e abusar da criatividade. Para os novatos, a porta de entrada para um novo mundo de aromas e sabores!