Olá! Vamos continuar com a nossa série sobre temperos falando das Ervas Aromáticas, temperos vindos de ervas frescas ou secas responsáveis por ressaltar aromas e agregar valor e sofisticação em qualquer preparação, além de fazer bem à saúde, e conhecer esta que tem um perfume delicioso e muitas vezes é confundida com orégano...
Combina com: carnes, feijão, sopas, saladas, frutos do mar, embutidos, legumes e frutas na forma de compotas
Funciona como: destrói a acne de forma mais eficaz do que alguns produtos cosméticos. Tem propriedades anti-sépticas, tônicas, antiespasmódicas, expectorantes e vermífugas
O nome vem do latim Thymus que significa espírito, fumaça ou perfume. É uma erva bastante aromática de origem mediterrânea e ingrediente básico da cozinha européia. A França é a principal adepta do tomilho, utilizando-o praticamente em todo tipo de prato.
Seu sabor apimentado dá um toque especial a carnes. Deve ser usado com parcimônia em alimentos de sabor suave. Companheiro do louro, da salsa, do alho-poró e do salsão no bouquet garni.
Experimente acrescentar um pouco de tomilho fresco picado a uma porção de azeitonas e regue tudo com azeite de oliva a gosto. Você terá um ótimo aperitivo!
Tipos de Tomilho:
- Tomilho Limão: Tem perfume alimoado é deve ser usado fresco. É ótimo para aromatizar biscoitos, pães, muffins e também pode ser utilizado em pratos salgados com base em peixes ou frangos.
- Tomilho Alcarávia: É difícil encontrar, mas combina perfeitamente com alho, vinho e pratos com carne.
- Tomilho Jardim: Tem perfume amadeirado e pode ser usado a versão seca, ele é facilmente encontrado nos mercados o ano todo.
Eu confesso que não costumo usar tomilho nas minhas receitas, mas depois dessa aula, vou até começar a arriscar... hehe...
Na próxima semana vamos continuar com as Ervas Aromáticas e falar do Alecrim, não perca!
Perdeu o tempero da semana passada?
CLIQUE AQUI e confira o capítulo sobre o LOURO
Com certeza esta série promete ajudar muitas pessoas a criar coragem de arriscar mais na cozinha. Para os mais experientes, novas possibilidades de valorizar suas preparações e abusar da criatividade. Para os novatos, a porta de entrada para um novo mundo de aromas e sabores!