Guia de Temperos - O Coentro - Receitasdmais
some_text Menu

Guia de Temperos - O Coentro



Olá! Vamos continuar com a nossa série sobre temperos falando das Ervas Aromáticas, temperos vindos de ervas frescas ou secas responsáveis por ressaltar aromas e agregar valor e sofisticação em qualquer preparação, além de fazer bem à saúde, e conhecer esta que é amada por uns e odiada por outros...

O COENTRO
(Coriandrum sativum)
Combina com: carne branca em geral, camarão, molhos à base de limão, moquecas de peixe e frutos do mar
Funciona como: calmante, digestivo, ótimo moderador de apetite e afrodisíaco

Originário do sul da Europa e do Oriente Médio, o coentro já era conhecido e utilizado pelos egípcios. É muito utilizado na culinária brasileira nordestina e também na região norte. No sul e sudeste do país encontra resistência ou algum "preconceito", talvez pela forte influência italiana pois muitos italianos falam que detestam coentro.
Sua aparência lembra a salsinha e por isso são muito confundidas, mas o coentro é mais marcante. Tem aroma intenso e o sabor forte e cítrico, equilibra o aroma do peixe e ainda "corta" o peso da gordura nos pratos. Pode ser usado das folhas até a raiz e seu talo tem sabor mais pronunciado que as folhas, portanto deve ser usado com cautela e na finalização do cozimento.

Coentro em pó...
Além da erva, é possível usar o coentro como especiaria em pó junto da pimenta do reino ou do cominho. A versão em pó é feita da semente moída da mesma planta e pode ser adicionada desde o início do cozimento ou em marinadas pois tem sabor mais suave que a erva e incorpora melhor dentro de carnes.
Os indianos usam as sementes tostadas, o que as deixa com um sabor mais complexo, mais caramelizado.

Na próxima semana vamos começar a falar sobre as Especiarias que dão toda a personalidade da sua preparação, não perca!

Perdeu o tempero da semana passada?
CLIQUE AQUI e confira o capítulo sobre a SALSINHA & CEBOLINHA

Com certeza esta série promete ajudar muitas pessoas a criar coragem de arriscar mais na cozinha. Para os mais experientes, novas possibilidades de valorizar suas preparações e abusar da criatividade. Para os novatos, a porta de entrada para um novo mundo de aromas e sabores!