Olá! Vamos continuar com a nossa série sobre temperos falando das Ervas Aromáticas, temperos vindos de ervas frescas ou secas responsáveis por ressaltar aromas e agregar valor e sofisticação em qualquer preparação, além de fazer bem à saúde, e falar da dupla dinâmica mais famosa da cozinha, a Salsinha e a Cebolinha que formam o famoso "Cheiro Verde"...
A SALSINHA
(Petroselinum crispum (Mill.) Nym.; Apiaceae (Umbelliferae)
(Petroselinum crispum (Mill.) Nym.; Apiaceae (Umbelliferae)
Combina com: carne de vaca e de frango, feijão, saladas e risotos
Funciona como: diurética, ajuda na menstruação atrasada, combate gases intestinais, expectorante, abre o apetite e combate inflamações
Pode ser chamada de salsa, salsinha ou também perrexil, é nativa da região mediterrânica central e amplamente cultivada como tempero. As folhas frescas e tenras da salsa, simplesmente cortadas, são ideais para temperar pratos. É indicada para temperar qualquer prato pois seu sabor não chama muita atenção. Além de condimento, é muito usada como elemento decorativo.
A salsinha de folha lisa é mais tolerante à chuva e sol e tem o sabor mais forte, enquanto a salsinha de folhas crespas é preferida devido à sua aparência mais decorativa. A salsinha é rica em vitaminas A, B1, B2, C e D se consumida crua.
Salsinha X Coentro:
Existe muita confusão entre esses dois ingredientes pois eles têm a aparência muito semelhante, porém com sabores bem distintos!
A salsa tem aroma mais cítrico com notas de anis e limão, é mais suave. O coentro tem um aroma penetrante e herbáceo que pode ser agradável pra uns lembrando grama, ou ser repugnante para outros que acham seu cheiro parecido com o do percevejo ou inseto.
A CEBOLINHA
(Allium schoenoprasum)
(Allium schoenoprasum)
Combina com: carne de vaca e de frango, feijão, saladas e risotos
Funciona como: estimulante do apetite, auxilia a digestão, combate a gripe e doenças respiratórias
Existem registros da existência da cebolinha na China há mais de quatro mil anos. Dizia-se que quanto mais forte o aroma e o sabor da cebolinha, maior seu poder de cura. As folhas frescas têm um agradável e suave sabor parecido com o da cebola, sendo especialmente utilizadas cruas em saladas, pastas de queijo fresco e também em pratos de ovos e queijo. A cebolinha é também muito apreciada no molho tártaro.Usa-se os talos em saladas e omeletes podendo ainda ser salpicada em sopas, batatas assadas, purê de batata ou ainda na decoração de pratos quando é necessário amarrar algum ingrediente. Dá sabor especial à manteigas, queijos cremosos e patês.
Apesar do sabor lembrar o da cebola (raiz) e suas folhas também serem parecidas com as que brotam na cabeça da cebola, a cebolinha mais consumida nada tem a ver, pois sua raiz vai diretamente do talo da erva na terra.
Geralmente o mercado vende a Salsinha e a Cebolinha amarrados juntos, afinal, eles funcionam deliciosamente como par em qualquer receita. Essa mistura de ambos é o conhecido "CHEIRO VERDE" que pode ter variações em diversas partes do Brasil...
Na próxima semana vamos continuar com as Ervas Aromáticas e falar do Coentro, não perca!
Perdeu o tempero da semana passada?
CLIQUE AQUI e confira o capítulo sobre a SÁLVIA
Com certeza esta série promete ajudar muitas pessoas a criar coragem de arriscar mais na cozinha. Para os mais experientes, novas possibilidades de valorizar suas preparações e abusar da criatividade. Para os novatos, a porta de entrada para um novo mundo de aromas e sabores!