Guia de Temperos - A Sálvia - Receitasdmais
some_text Menu

Guia de Temperos - A Sálvia



Olá! Vamos continuar com a nossa série sobre temperos falando das Ervas Aromáticas, temperos vindos de ervas frescas ou secas responsáveis por ressaltar aromas e agregar valor e sofisticação em qualquer preparação, além de fazer bem à saúde, e conhecer esta que é bem polêmica e falarei o porquê no final da dica...

A SÁLVIA
(Salvia officinalis)
Combina com: carnes, porco e ganso, salsichas, vitela, risotos, anchova, molhos de tomate, saladas, pepino e queijos
Funciona como: faz bem à azia, bronquite, catarro, diabetes, diarreia e é um digestivo eficaz

A sálvia officinalis é usada desde tempos antigos para afastar o mal, para tratar mordeduras de cobra, aumentar a fertilidade feminina entre outros. A planta tinha uma grande reputação durante a Idade Média com muitos provérbios referindo-se às suas propriedades curativas e valor. Era um dos ingredientes do vinagre dos quatro ladrões, uma mistura de ervas que supostamente protegia da peste.

Tem um sabor ligeiramente apimentado e usada principalmente para dar sabor a carnes gordas (especialmente em marinadas), ou seja, tudo o que é forte e gorduroso. Com folhas compridas verde-acinzentado, aroma seco, tem sabor intenso, ligeiramente apimentado e amargo, mas agradável. Considerada um substituto do louro, pode ser encontrada fresca ou seca e quando cozidas seu sabor muda. Recomenda-se retirar as folhas antes de servir o prato.

Agora a polêmica...
Segundo uma reportagem do jornal O Globo, especialistas alertam que a sálvia está prestes a se tornar a nova maconha pois está sendo usada por jovens americanos como droga revelando-se um potente alucinógeno.
Porém, o que acontece é que estão confundindo a Sálvia Officinalis, que é esse nosso tempero, com outra folha que se chama Sálvia Divinorium, uma espécie considerada alucinógena, que causa psicose aguda ou depressiva, algumas vezes até irreversíveis. Antes de proibirem qualquer coisa, seria bom se eles pesquisassem melhor, não acham?!

Na próxima semana vamos continuar com as Ervas Aromáticas e falar da dupla dinâmica Salsinha & Cebolinha, não perca!

Perdeu o tempero da semana passada?
CLIQUE AQUI e confira o capítulo sobre o ALECRIM

Com certeza esta série promete ajudar muitas pessoas a criar coragem de arriscar mais na cozinha. Para os mais experientes, novas possibilidades de valorizar suas preparações e abusar da criatividade. Para os novatos, a porta de entrada para um novo mundo de aromas e sabores!