![]() |
Pastel de Queijo Minas |
No último sábado, como de hábito, fui com minha filha e sua cachorrinha passear numa tradicional feira do meu bairro. Também, como de hábito, paramos para saborear o tradicionalíssimo pastel de feira, numa barraquinha que frequentamos desde que minha filha nasceu. Para minha surpresa, da minha filha e até da nossa cachorrinha, a qualidade do recheio dos pastéis que pedimos estava, deixou a desejar. Diante desta situação, resolvemos dispensar o pastel, fazer a crítica ao pasteleiro japonês e comprar a massa para confeccionar o pastel em casa. O resultado eu publico abaixo e caso você tenha tempo, aproveite para fazer a massa também.
PASTEL DE FEIRA
Ingredientes:
Para a massa:
500 g de farinha de trigo
1 colher (café) de cachaça
1 colher (sopa) de óleo para a massa
Água morna
Sal a gosto.
Para o recheio:
300 g de carne moída duas vezes (patinho ou coxão mole)
Azeite de oliva
Suco de um limão
Pimenta verde (usei a 2 Cumaris bem esmagadinha)
Sal a gosto
Cebolinha verde picadinha
1 colher (sopa) de cebola bem picadinha
3 colheres (sopa) de azeitona preta sem caroço e picada
500 g de queijo minas (tem que ser de boa qualidade e 100g é para você comer enquanto prepara os pastéis).
Modo de Preparo:
Da massa:
Misture a farinha com o sal, o óleo e a cachaça. Vá acrescentando a água morna aos poucos até dar ponto de sovar. Sove bem e abra com o rolo.
Do recheio de carne:
Tempere a carne com sal, pimenta verde e limão. Doure a cebola, acrescente a carne e cozinhe ate dourar e secar toda a água. Retire a panela do fogo, junte a azeitona e a cebolinha. Reserve até esfriar completamente.
Para o recheio de queijo Minas:
Corte o queijo em pequenos retângulos, porém grossos.
Montagem:
Recheie e frite os pastéis em 1 litro de óleo bem quente. Enquanto frita os pastéis, não deixe de ficar cobrindo-os com óleo para que cresçam. Escorra numa grade ou peneira. Lembre-se também de dar formatos diferentes aos sabores.