Como saber se o bolo está bom? - Receitasdmais
some_text Menu

Como saber se o bolo está bom?


     Você colocou para assar o bolo mas parece que o tempo que sugeriram na receita não foi o suficiente para o seu forno assar o bolo ou então você perdeu a noção do tempo. E agora? Como saber se o bolo está bom ou precisa assar mais? Veja alguns truques simples



  • Nunca abra o bolo antes dos 20 minutos de forno. Se você fizer isso, o bolo murchará na mesma hora. Se você perdeu a noção do tempo, uma dica é dar uma olhada por fora do forno se o bolo está razoavelmente corado. Se sim, provavelmente já passou dos 20 minutos.
  • Passado os 20 minutos ou o tempo que a receita indicou, para saber se o bolo está bom você tem 2 opções:  
    1 - Espete, no centro do bolo (evite fazer isso nas beiradas pois estas assam mais rápido que o centro) um palito ou uma faca. Se este sair com pedaços de bolo ou massa molhada, o bolo precisa cozinhar mais.
    Clique na imagem para ampliá-la
    Mas, se sair limpo, então o bolo está bom. Recomendamos o uso de palito de churrasco pois estes são compridos e podem penetrar até o fundo do bolo.

    2 - Abra a sua mão e ponha sua palma sobre o bolo. Se o topo estiver firme, sem ceder à pressão, então o bolo está bom. Se ceder, precisa assar um pouco mais. Este é um método profissional, mais difícil de ser aplicado. O procedimento deve ser rápido (pois o bolo está quente) e deve-se tomar cuidado para não pressionar forte demais e desmanchar o bolo.

  • Feito isso pode ser que você note que o bolo precisa assar mais mas ele está bem corado. Neste caso basta cobrí-lo com papel alumínio com a parte brilhante voltada para o bolo e voltar para assar. Outra opção menos prática seria colocar o bolo na grade mais próxima do fogo e, em uma grade cima, um tabuleiro com água. 
Esperamos que tenham gostado da dica da edição esta semana. Semana que vem voltamos com mais dicas práticas para você. Se quiser sugerir sobre o que escreveremos, mande-nos um email: [email protected] Obrigado pelo carinho!

A edição