Guia de Temperos - Cominho - Receitasdmais
some_text Menu

Guia de Temperos - Cominho



Olá! Vamos continuar nossa série sobre as Especiarias, que são temperos em pó ou em grãos responsáveis pela personalidade do prato. Desta vez vamos conhecer o Cominho...

O COMINHO
As especiarias são essenciais para dar aquele toque especial que marca a nacionalidade e origem do prato, e cada região do mundo possui a especiaria mais usada. Hoje vamos continuar a nossa série de especiarias falando do Cominho (Cuminum cyminum), um tempero forte, marcante que eu adoro! Ele combina com carnes, aves, sopas, leguminosas, pães, queijos e eu adoro colocar no feijão!

Geralmente usa-se as sementes moídas (de preferência moídas na hora). Um condimento antigo utilizado por várias civilizações, desde os celtas antigos, passando pelos romanos e chegando aos árabes. Na Turquia também é muito empregado, principalmente em licores e na própria alimentação. De sabor diferente, fica entre a pimenta e o anis. Os cominhos são de origem do Mediterrâneo Oriental e do Egito. No Brasil, é muito usado em carnes vermelhas assadas ou ensopadas. Pode ser adicionado a pães, chutneys e picles.

O cominho faz parte da composição do Curry clássico (uma mistura de várias especiarias) e assim como todas as especiarias, ele mexe com a nossa imaginação!
Pra mim, o aroma dele já faz eu me sentir viajando pelos países árabes, ou pelas Índias, ou ainda a Tailândia e outros do Mediterrâneo... sinto o cheiro e até ouço o som da música daquela região, imagino o pessoal vestido de burca... hehehe!
Quando coloco na boca, a coisa muda de figura... o sabor do cominho me remete à culinária do México... um delicioso Guacamole com sabor marcante deste tempero... e também ao feijão da roça que minha avó fazia... enfim...

As sementes de cominho têm um gosto pungente, medianamente picante e ligeiramente amargo. Podem ser usadas inteiras ou moídas. É uma especiaria excelente, particularmente quando combinada com hortelã. Na medicina, ele é eficaz devido principalmente ao óleo essencial que estimula o estômago, mas atua sobre o intestino como sedativo carminativo.

Eu sempre coloco cominho no feijão ou em pratos mexicanos! E você costuma usar cominho? Diga pra gente as combinações que você costuma fazer...
Na próxima semana vamos continuar com as Especiarias e falar do Coentro em Pó! Não perca!

Com certeza esta série promete ajudar muitas pessoas a criar coragem de arriscar mais na cozinha. Para os mais experientes, novas possibilidades de valorizar suas preparações e abusar da criatividade. Para os novatos, a porta de entrada para um novo mundo de aromas e sabores!