Benefícios e receita do arroz integral - Receitasdmais
some_text Menu

Benefícios e receita do arroz integral



     A versão integral do arroz apresenta muito benefícios como alto teor de fibras, redução da gordura abdominal e perda de peso. As fibras são capazes de quebrar de forma lenta no organismo para virar glicose. Quando não acontece concentração grande da glicose, como acontece com o arroz normal, há menor criação de reservas de gordura, portanto, gorduras localizadas.
     Fibras e glicose entrando no corpo de modo lento, também são capazes de melhorar o metabolismo, induzindo com que as funções corporais sejam feitas de forma mais rápida, reduzindo até a resistência à insulina.
     E são vários os benefícios dos alimentos integrais. Mas, a maior parte das pessoas apenas troca o pão e biscoito, e não trocam o arroz, que é consumido diariamente e em quantidade considerável.
     A troca também do arroz, irá oferecer maior impulso na dieta e saúde. Para preparo do arroz integral, como este apresenta casca, o cozimento demora um pouco mais e exige mais água em relação ao arroz branco.
     O arroz integral é rico em selênio, este mineral fortalece o sistema imune ao reduzir os riscos de sofrer com doenças. Este fator oferecerá uma boa proteção contra doenças comuns. Isto é importante em especial para as pessoas que estão tentando emagrecer, pois o corpo está se adaptando ao novo regime, com possibilidade de fraqueza em estágio iniciais da própria dieta.

Arroz integral
Ingredientes da receita

     Para esta receita de arroz integral são usadas 3 xícaras de água, 3 dentes de alho, 1 xícara de arroz integral, 1 folha de louro, 2 colheres de sopa de óleo, e sal a gosto. A receita é para 5 pessoas e demanda 40 minutos para preparo.
     Em relação a acrescentar uma folha de louro no cozimento da receita, isto oferece sabor e aroma muito especial, porém é possível fazer sem este ingrediente, para as pessoas que não apreciam muito tal tempero.


Como preparar o arroz integral

     O primeiro passo é descascar e amassar o alho. Refogar em uma panela com óleo até estar levemente douradinho, e não deixar dourar muito, já que quando isto ocorre o alho amarga o alimento. Acrescentar o arroz e refogá-lo, mexendo sempre, durante uns 3 minutos.
     Juntar a água fervendo, louro e acertar o sal. Misturar tudo, reduzir o fogo para mínimo e deixar a panela semi tampada até secura da água. Com a secagem da água, basta tampar a panela, desligar o fogo e deixar tampado durante mais 15 minutos. O vapor do arroz terminará de cozinhar o mesmo. Então, basta se deliciar com o arroz integral macio e soltinho!

A edição