Como substituir temperos do mercado por temperos caseiros - Receitasdmais
some_text Menu

Como substituir temperos do mercado por temperos caseiros




Como substituir temperos do mercado por temperos caseiros


É muito saudável trocar o sal e temperos industrializados pelos temperos naturais. O sal em excesso é prejudicial, em especial para as pessoas que sofrem de pressão alta, e pode levar a problemas cardiovasculares, renais e inchaço. O ideal para dar sabor à comida é fazer a troca do sal pelos temperos naturais.

Os temperos industrializados surgem prontos, com nomes sugestivos, são bastante práticos, apresentam prazo de validade maior em relação aos produtos “in natura”, transformando em fácil o uso e para armazenar.

Porém, são produtos não saudáveis, com excesso de sal, corantes, aromatizantes, glutamato monossódico, vários outros aditivos químicos, conservantes, que são prejudiciais à saúde. Basta observar os rótulos de temperos do mercado, confirmando a presença dos ingredientes. 

Temperos caseiros saudáveis

O tempero caseiro não apresenta excesso do sódio, nem aditivos químicos em comparação com industrializados. E o tempero caseiro é solução para tempero de carnes, aves, saladas, peixes, churrasco e vegetais.

As especiarias e ervas aromáticas naturais fazem substituição apresentando tantas vantagens dos temperos industrializados. E quando se trata de especiarias e as ervas aromáticas é necessário considerar ainda o poder dos aromas.

Não há regras rígidas acerca do uso de tempero caseiro. E na aplicação, a dica é não fazer mistura de aromas tão fortes, porém nada impossibilita de misturar um aroma forte com um ou mais aromas suaves.

O tempero caseiro oferece praticidade, rapidez e sabor, e na ausência de produtos químicos. Os grandes aliados para vida saudável na cozinha são alho e cebola, alecrim, cebolinha, hortelã, manjericão, coentro, orégano, manjerona, salsa, e tomilho. 

Receita de tempero caseiro
Como necessários para preparar este tempero caseiro, 1 colher de sopa de manjericão seco, 1 colher de sopa de orégano seco, 1 colher de sopa rasa de salsa seca, meia colher de sopa de tomilho seco. Parar preparar, misturar os ingredientes e armazenar em ponte fechado na temperatura ambiente. Usar para preparar alimentos ou no prato já feito. 

Receita de caldo de legumes
Na panela com um litro de água adicionar 2 tomates, 1 cenoura grande ralada, 1 pé de espinafre, 1 alho poro, 1 maço de cebolinha, 1 maço de salsinha, 1 cebola média, alecrim, uma pitada de sal marinho e 2 dentes de alho.

Deixar em fervura um pouco e após o cozimento, deixar para esfriamento. Bater tudo no liquidificador, dispor em forminhas de gelo e levar ao congelador.  Assim estão prontos cubinhos práticos e saudáveis para rotina da cozinha fácil. 

A edição