Como a alimentação influencia a diabetes - Receitasdmais
some_text Menu

Como a alimentação influencia a diabetes


COMO A ALIMENTAÇÃO INFLUENCIA A DIABETES

A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz, o hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. Os principais sintomas da diabetes são vontade frequente de urinar, fome e sede excessiva, por decorrência da produção insuficiente de insulina.

O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente, colocando o seu organismo em sérios problemas.

Nossa alimentação pode influenciar, e muito, a ocorrência de diabetes e também da obesidade, já que alimentos que contém açúcar ficam armazenados em nosso organismo, esse açúcar se transforma em glicose e cai direto em nossa corrente sanguínea.

Quando você tem um alto nível de glicose pelo alto consumo de açúcar, o seu pâncreas vai liberar uma grande quantidade de insulina para poder baixar os níveis de glicose no sanguee a insulina é um hormônio anabólico, ou seja, guarda o combustível energético que você está ingerindo.


alimentação influencia na diabete

Exemplos de alimentos com uma concentração de açúcar maior são:
• Arroz branco
• Macarrão
• Pão branco
• Biscoitos e bolachas
• Tudo o que for carboidrato refinado

Até mesmo a batata, a mandioca e a farinha de milho, tudo isso possui um alto índice glicêmico e libera muito açúcar no sangue.
Então sempre dê preferência a alimentos que possuem uma baixa concentração de açúcar ou de carboidrato, como por exemplo:

• Vegetais (menos a beterraba que possui um índice glicêmico alto)
• Todas as carnes (peixes, aves, etc.),
• Carboidratos de baixo índice glicêmico (arroz integral, feijão, lentilha, grão de bico, quinoa, etc.).

Esses alimentos irão te ajudar a ter uma menor liberação de glicose no seu sangue, e a insulina produzida pelo seu pâncreas não será tão descarregada, e sendo assim, você não irá acumular tanta gordura.

Outra dica importante é trocar os carboidratos refinados por carboidratos integrais. Você pode por exemplo trocar o macarrão de trigo por um macarrão integral, troque o arroz branco pelo arroz integral ou arroz cateto integral, que libera menos açúcar no sangue, consumir mais lentilha, grão de bico e quinoa que também possuem um baixo índice glicêmico e servem de carboidrato.
Mas não esqueça, consulte sempre o seu médico e conte com o auxílio de um nutricionista.

Confira outras dicas nutricionais:


A Edição.