Como a alimentação influencia a depressão - Receitasdmais
some_text Menu

Como a alimentação influencia a depressão


COMO A ALIMENTAÇÃO INFLUENCIA A DEPRESSÃO

A depressão é uma doença que é caracterizada por mudanças no humor e pela perda de prazer em atividades cotidianas, que antes eram prazerosas. Muito comum no Brasil, sendo registrados mais de 2 milhões de casos por ano no país. Tristeza persistente, incapacidade de dormir e níveis de energia reduzidos são alguns dos sintomas da depressão.


Também entre os sintomas está o aumento ou a falta de apetite.Atualmente alguns estudos indicam relação direta entre alimentação e estado emocional, e uma dieta saudável é um grande aliado contra a depressão.
Alguns alimentos têm forte poder antidepressivo, aumentando os níveis de serotonina (hormônio responsável por diversas funções no sistema nervoso), e introduzir estes alimentos na sua vida pode trazer diversos benefícios e aumentar sua autoestima.

7 ALIMENTOS QUE COMBATEM A DEPRESSÃO:

1. Mel: O mel estimula a produção de serotonina, sendo assim um dos grandes aliados no combate a depressão. Além disso, o mel evita que os níveis de glicose no sangue diminuam, mantendo o metabolismo sempre ativo.

2. Peixe: Rico em ácido graxo ômega 3,consumir peixes como salmão, atum, cavalinha e sardinha ajudam no funcionamento correto do cérebro e na produção de serotonina.

3. Arroz integral:
Além de ser uma ótima fonte de fibras, o arroz integral é rico em vitaminas B1, B2 e ácido fólico, nutrientes que diminuem os níveis de homocisteína, uma das substancias mais elevadas durante a depressão e que atrapalha a atividade correta do cérebro.



4. Sementes oleaginosas: Sementes como nozes, castanha-do-pará e amêndoas são ricas em selênio, um antioxidante que auxilia na redução do estresse e melhoram os níveis de insulina.

5. Frutas: Frutas como melancia, abacate, banana e limão são ricos em triptofano, aminoácido essencial para a produção de serotonina, além de serem ricos em vitaminas importantes para o corpo.

6. Folhas verdes: Espinafre, couve, alface e brócolis são alguns dos alimentos com elevado índice de folato, vitaminas A e C, cálcio, potássio e ferro, ajudando a regular o humor e a equilibrar o metabolismo.


7. Café: Rico em cafeína, ajuda no funcionamento do sistema nervoso central. Estudos indicam que a cafeína ajuda a prevenir a depressão, mas deve ser consumido de forma moderada.
Veja outras dicas do ReceitasDmais para cuidar da sua saúde:



A Edição.