Como planejar um jantar festa
Image: Pixabay
1. Escolha um tema
Independente de os convidados terem ou não intimidade com os donos da casa, um jantar temático vai conseguir agradar a todos. Algo exótico, como a culinária tailandesa ou indiana deve ser evitado como primeira experiência. Caso queira inovar, opte pela comida japonesa. Diferente, porém mais popular entre os brasileiros.
2. Pesquise sobre os convidados
Procure saber se há alguém intolerante a algum tipo de alimento. Amendoins, camarões, glúten e até o leite podem arruinar um jantar perfeito, caso os ingredientes estejam inseridos na receita e o convidado seja alérgico. Pergunte diretamente às pessoas, sem pudor. Elas vão se sentir prestigiadas.
3. Procure ter mais de uma opção de carnes
A depender da idade dos presentes, o paladar pode variar. Pessoas mais idosas e crianças costumam não consumir alimentos mais apimentados, por exemplo. Se for o caso, coloque um belo molho de pimenta a parte, para que cada um se sirva de acordo com seu gosto pessoal.
Image: Pixabay
A preferência, sempre, é pelos mais frescos, o que envolve ida à feira e ao supermercado no dia da festa. No máximo, no dia anterior. Não economize! Compre sempre a mais, para não correr o risco de a comida acabar antes da hora. Leve tudo anotado, para não esquecer nenhum item.
5. Tenha consciência de suas limitações
Se você é especialista em um prato, mas não domina totalmente a confecção de outros – como suflês, por exemplo – não se sinta diminuída ao encomendar um prato pronto de um bom restaurante. Então, se a variedade de alimentos necessários for demais para lidar, considere a compra de alguns, ou todos os alimentos, ao invés de preparar e cozinhar tudo sozinho. Há uma abundância de serviços de restauração e entrega disponíveis que irá entregar deliciosa comida quente, direto para o seu jantar. Dê uma olhada aqui das opções de cozinha local disponível em sua área.
O mais importante será o momento compartilhado com as pessoas queridas do que qualquer outra coisa. Aproveite e se arrisque!
A edição