Alimentos que não devem ser congelados - Receitasdmais
some_text Menu

Alimentos que não devem ser congelados



Alimentos que não devem ser congelados

Olá queridos seguidores do ReceitasDmais, mais uma vez estamos aqui pensando em seu bem-estar e em como ajudar vocês na cozinha, por isso escrevemos esse artigo falando dos alimentos que não se deve colocar no congelador.
Sabemos que quase todos os alimentos podem ser congelados, mas muitos deles perdem em sabor, textura e valor nutritivo. Confira a lista de alimentos que não podem ser mantidos no congelador!



Não dá para negar que os congeladores e freezers facilitaram muito a nossa vida, não é mesmo? Esses eletrodomésticos contribuem para armazenarmos os nossos alimentos por muito mais tempo. E o melhor? Sem estragar!

Mas existe alguns que não se adaptam muito fácil assim. Pois é, acontece que as baixas temperaturas podem agir como vilãs em alguns casos. Por isso, para acabar com as dúvidas, a equipe do ReceitasDmais separaram esta lista com alguns dos alimentos que não devem ser congelados. Se tiver alguma dica não incluída aqui, mande pra gente nos comentários!
Verduras e legumes
Vamos combinar que as verduras e os legumes são essenciais no nosso dia-a-dia, não é mesmo? E muitas vezes tudo o que a gente quer é fazer estoque desses alimentos para não precisar ir sempre na feira. No entanto, congelar os vegetais que você costuma consumir cru é uma péssima ideia! 
Alguns deles, como tomate e pepino perdem o sabor e tem a sua aparência alterada. Isso também serve para as folhas como alface e acelga. Quanto aos vegetais que serão utilizados como temperos, como a salsinha, a cebolinha e o coentro, podem ser congelados tranquilamente. A melhor forma de manter os seus vegetais fresquinhos é comprar somente o que você irá utilizar!

Batatas
OBS: A batata não pode ser mantida nem na geladeira nem no congelador!
Batatas são vegetais muito consumidos pelo Brasil. Em nosso site há receitas incríveis para você se deliciar com as batatas. Mas você sabia que elas precisam ser guardadas longe tanto da geladeira quanto do congelador? Pois é! Elas possuem muita água em seu interior, e quando as batatas começam a descongelar, elas absorvem toda essa água, ficando mole e esfarelada. Por isso, mantenha nossas queridas “amigas” longe!


Frutas
As frutas que reagem mal ao congelamento são, principalmente, as que têm alto teor de água, como é o caso da melancia, melão, mamão etc. Elas têm seu sabor bastante modificado quando descongelam. Além disso, outras frutas mais sensíveis têm sua cor alterada quando expostas a baixas temperaturas. Alguns exemplos são banana e pera, que escurecem no freezer. A solução é congelá-las cozidas ou em forma de calda.



Leite, creme de leite, iogurte

O leite sofre o mesmo problema das frutas e da batata: ele possui muita água em sua composição, o que faz com que cada parte congele em um tempo diferente. Se você for utilizá-lo em receitas quentes, como no preparo do molho branco sem creme de leite, não tem problema nenhum em congelar, desde que você deixe-o descongelando por 24 horas fora da geladeira! Agora, se você pretende bebê-lo puro, pode ser que ele fique com um gosto bastante aguado e diferente.

O mesmo acontece com o creme de leite e o iogurte: eles adquirem uma aparência talhada quando são congelados. Diferente do leite, é melhor não os congelar em nenhuma hipótese.

                     

OBS: Os queijos também não podem ser mantidos no congelador, já que eles perdem sabor e textura.
Maionese
Com a maionese o processo é o mesmo que ocorre com o leite, creme de leite e iogurte — os ingredientes se separam e congelam em tempos diferentes. Só que no caso da maionese, é a gordura que se separa, e o produto talha quando descongelado. Portanto, para os seus sanduíches, é melhor deixar a maionese apenas refrigerada!
Redobre a atenção com a maionese, evite deixa-la por muito tempo na geladeira, sem usar.

E aí? Gostou de nossas dicas?

Escrevemos sempre pensando em seu bem-estar na cozinha e também na sua saúde. Nós estamos cada vez mais progredindo e gostaríamos de convidar vocês a fazerem parte de nossa história, junte-se à nós em nossas redes sociais pois muitas novidades estão por vir!

Artigos semelhantes:


CONFIRA NOSSAS REDES SOCIAIS:


A edição.