Dica de cardápio para quem mora sozinho - Receitasdmais
some_text Menu

Dica de cardápio para quem mora sozinho



Dica de cardápio para quem mora sozinho

Muitos que começam a morar sozinho, que estão iniciando uma nova vida longe dos pais, podem enfrentar uma série de desafios. Quando saímos de casa é preciso se adaptar a uma nova realidade, a uma nova casa, criar uma rotina completamente diferente, uma rotina em que é necessário separar um tempo para atividades que antes não passavam pela sua cabeça.

Um dos principais desafios com o qual os novos explorados de primeira viagem podem se deparar, é como se alimentar de uma forma mais saudável, sem perder muito tempo na cozinha. Pensando nisso, a equipe do ReceitasDmais fez uma pesquisa e preparou uma sugestão de cardápio para uma pessoa. As receitas que separamos são todas simples. Também priorizamos os pratos rápidos e aqueles que podem ser adaptados e reaproveitados em outros dias da semana.



Além de que preparamos mais dicas para que você possa aproveitar melhor os alimentos e facilite sua vida na cozinha. Lembramos que é importante ser saudável mas para isso não precisa perder no sabor!

·         Se você não gosta ou tem preguiça de cozinhar, é preciso ter em mente que preparar sua própria comida oferece vantagens como escolher e saber a causa   do que come, tem que garantir que a comida seja feita com ingredientes de qualidade e evitar gorduras e açúcar, que existem aos montes em comidas de restaurantes e fast-foods.

·         Outra questão importante é a higiene, já que quem controla isso na sua casa é você mesmo, lembre-se sempre de que lavar as mãos, nunca é exagero, sempre que for cozinhar, passe um álcool (próprio) nas mãos, seque suas mãos e depois coloque a mão na massa .

·         A economia é outra motivação para quem está pensando em cozinhar em casa e abandonar os gastos diários com restaurantes, fast-foods, lanchonetes ou padarias.

Mas vamos parar de amolar faca e seguir para o que importa!

1° Dica: Ao cozinhar alimentos como arroz e feijão, faça-os em grande quantidade. Se cozinhar 1 e ½ xícara de arroz, por exemplo, você não precisará se preocupar com esse preparo pelos cinco dias úteis da semana e ainda poderá se deliciar com bolinhos de arroz no fim de semana! Lembre-se também, que você pode querer jantar algo mais consistente, então é bom ter um arrozinho bem guardado na geladeira!

2° Dica: Para que você não enjoe do arroz, escolha dois dias da semana e faça, em um deles, macarrão e, no outro, substitua o grão por algum outro carboidrato, como batata ou batata-doce, purê-de-batata, nhoque não são descartáveis.

3° Dica: Pense sempre em fazer pratos bem coloridos. Escolha pelo menos quatro cores para ter em suas refeições. Dica: arroz (branco), feijão (marrom), couve refogada (verde) e carne moída (“vermelho”). Não repita cores no mesmo prato. Caso cozinhe cenoura para um dia, não existe necessidade de também levar abóbora.

4° Dica: Quando pensar em mudar, mude com criatividade as suas refeições básicas. Se ralar cenoura e misturá-la ao arroz de ontem, você dá a ele uma nova cara e deixa de lado a impressão de estar comendo a mesma coisa há dias.

5° Dica: Colocar linguiça ou outra carne no feijão é uma delícia. Mas experimente também colocar legumes como abóbora e cenoura, e verduras, como espinafre, até a famosa beterraba!.

6° Dica: Procure guardar a comida para os dias da semana em potes de vidro. Eles não guardam cheiro e sabor, o que evita que a comida de um dia pegue gosto de outra.

Dica 7: Lave suas verduras em água corrente e higienize-as deixando-as de molho em água e vinagre, sendo uma parte de vinagre para dez de água.



Dicas para o Cardápio!

Segunda-feira: Arroz, bife acebolado , legumes cozidos e salada de alface e tomate. (Dicas de bife: Bife grelhado com cebolas)

Terça-feira: Arroz, picadinho de carne , farofa de ovos e salada de agrião. (Dicas de  picadinhos, Clique aqui.)

Quarta-feira: Purê de batata-baroa , filé de frango grelhado, legumes sauté e couve refogada. (Dicas de filé de frango: Clique aqui)

Quinta-feira: Macarrão com molho branco , frango com molho orientale salada de alface e tomate.

Sexta-feira: Arroz com cenoura, omelete de queijo , legumes cozidos e salada de agrião com rúcula. 

Sábado e Domingo: Se você faz algum tipo de exercício físico, então não há problemas sem você comer um lanche ou comprar uma pizza. Uma vez por semana, não faz mal. Mas se o seu problema for exercícios físicos, então tente um lanche light, fitness ou até mesmo, comer um “lanche especial” de duas em duas semanas. Mas se você não gostar de lanches, então use nosso site para descobrir e inovar em novas receitas, receitas especiais para o sábado e domingo. Chame seus amigos, peça para que eles te ajudem, será divertido e vocês irão aprender a fazer um prato novo e delicioso!

Lembramos que O feijão é livre, leve sempre um potinho com essa delícia para servir de acompanhamento. Ele cai bem com todos os pratos que foram sugeridos.

Gostou de nossas dicas? Quer ficar por dentro do que acontece em nosso site? Siga nossas redes sociais!

A Edição.