Truques para amaciar a carne
Quer deixar suas receitas com carne ainda mais gostosas e suculentas? Confira como amaciar carne com alguns truques, que nossa Equipe do ReceitasDmais preparou para você!
Foto: Vix
Quem nunca chegou do supermercado e logo se decepcionou com o produto comprado? É bem comum isso acontecer, principalmente com carnes. Não é todo mundo que conhece os cortes ou as melhores peças e aí o que acontece é acabar comprando um ingrediente complicado de preparar. Por isso nossa equipe está aqui para resolver esses problemas. Veja alguns truques e aprenda como amaciar carne de várias maneiras!
Amaciando carne com leite
Escolha e corte a carne
É importante que você não se prenda aos tipos e cortes de carne. O importante aqui é escolher a peça mais fresca e ideal para sua receita. Com esse truque, você pode facilmente levar carnes de segunda e prepará-las sem medo. Por isso, fique atento a duas coisas apenas: o frescor da carne e o tamanho dela. Na hora de preparar a proteína, o interessante é que ela esteja cortada em pedaços médios/pequenos. Assim, você cria mais zonas de contato da carne com o leite e expõe as fibras (que são as principais partes a serem atingidas).
Depois de limpar a carne, tirar os excessos e cortar em pedaços ou bifes, é a hora do leite. O ideal é que você deixe a carne marinando no leite por, pelo menos, 6 horas na geladeira (se não for possível, 30 minutos já fazem diferença). Encontre um recipiente fundo: o leite precisa cobrir por completo a carne. Com 2 kgs de carne, normalmente, você precisa usar 1 litro de leite para amaciar.
Finalize o preparo
Depois de deixar a carne de molho no leite por algumas horas, retire-a da geladeira e escorra. Você terá que descartar todo o leite usado ou usar em uma segunda leva de carnes, mas sempre avalie o estado do ingrediente antes. Com a carne ainda úmida, você tem algumas alternativas antes de preparar a receita desejada.
Selar a carne: depois de escorrer a carne do leite, sele ela na frigideira ou churrasqueira antes de temperá-la.
Secar/escorrer a carne: retire a carne do leite e deixe escorrendo por alguns minutos. Ou ainda: lave com um pouco de água filtrada e seque delicadamente com um papel-toalha.
Usar assim mesmo: você pode usar a carne diretamente do recipiente com leite. O sabor da carne não muda, o ingrediente é imperceptível ao paladar.
Depois de escolhido o processo é só temperar e começar os preparos.
Foto: Dr. Rondó
Bicarbonato de sódio
Marine com uma mistura de azeite e vinagre

Foto: Precolandia
O limão vai ajudar a deixar carne muito mais macia e temperada!
Marine com cerveja
Para garantir um sabor maravilhoso e maciez à carne, marine-a com a cerveja por um tempo. Vinho tinto também garante bons resultados em diversos tipos de cortes de carne.
Use o limão
Esprema suco de limão sobre a carne e esfregue bastante sobre a peça. Você também pode deixá-la marinando por algumas horas antes de temperá-la e prepará-la.
Martelo de Carne
Esta dica é a mais conhecida e utilizada. Como o nome já diz, é um utensílio de cozinha em formato de martelo que ajuda a amaciar a carne. O martelo possui dois lados, um com pontas agudas e triangulares que servem para fazer pequenas perfurações na carne ajudando a romper as fibras, pois são elas que deixam a carne dura; E o outro lado com pontas menores e mais planas para afinar e amaciar o corte. Para utilizá-lo, basta pegar o martelo e ir dando leves “batidas” na carne, comece com o lado que possui as pontas agudas e triangulares e posteriormente, alterne para o outro lado. Mas não exagere na força, você pode esmagar demais o corte e deixar a carne com um aspecto feio e desagradável.
Caso a carne possua cortes muito duros e difíceis de serem amaciados, o ideal é usar um martelo com a maior quantidade de pontas possíveis para facilitar e agilizar seu trabalho.
Dica D+:
Para a carne que será cozida, o ideal é que você polvilhe 1 colher (chá) de fermento em pó dentro da panela durante o cozimento para amaciá-la. Neste caso a carne não precisa ficar de molho como em algumas dicas anteriores.
Já para carne que será assada, ou seja, a que você vai usar no churrasco, basta regá-la com um pouco de conhaque antes de retirar da churrasqueira. E não se preocupe, o calor da churrasqueira irá evaporar o álcool do conhaque.
Agora que você conhece as dicas de como amaciar carne, basta escolher os cortes que você mais gosta e se deliciar com uma carne macia e saborosa!
Gostou de nossas dicas? Agora é só fazer uma carninha e nos convidar! Estaremos esperando!
Nos acompanhe em nossas redes sociais, em breve teremos novidades D+!
A Edição.