Amora, framboesa, mirtilo... esquecemos de algumas frutas silvestres?
Olá, querido seguidores do ReceitasDmais! Esperamos que todos estejam bem, e muito mais depois de algumas dicas de alimentação que demos na última dica ou artigo," Quais alimentos podem ajudar você no combate contra o COVID19?". Nesta semana, nossa equipe esteve pensando em alguns alimentos que acabaram sendo esquecidos, e lembramos da Amora, Mirtilo, Framboesa, dentro outros frutos silvestres. Pensando nisso, trouxemos um artigo com os benefícios de cada um, e também, lembre-se que cada fruto silvestre, é uma delícia inigualável!
Frutas Silvestres, quem são elas?
As frutas silvestres são conhecidas por diversos nomes, o mais famoso é "frutas silvestres" e elas se agrupam em um conjunto de frutos de cor negra ou vermelha, na sua maior parte dispostos em bagas, como por exemplo:
- Oxicoco, arando-vermelho, mirtilo-vermelho ou airela
- Groselha-preta ou cassis
- Cereja
- Morango
- Framboesa
- Groselha
- Amora
- Amora-silvestre
- Mirtilo ou uva-do-monte
Hoje, estamos dando destaque a algumas delas, e veremos os benefícios das mesmas.
Mirtilo: O mirtilo, fruta cujo nome científico é Vaccinium myrtillus L., é uma das fontes naturais mais ricas de antocianinas. Esses componentes são os responsáveis pela cor azul do mirtilo, o que confere alta quantidade de antioxidantes à fruta. Embora seja mais conhecido por melhorar a visão, alguns estudos dizem que o mirtilo ajuda a baixar o nível de açúcar no sangue, tem efeitos anti-inflamatórios, ajuda a controlar o colesterol ruim e reduz o estresse oxidativo. Sendo assim, o mirtilo é uma ótima opção para tratamentos alternativos e prevenção de condições associadas à inflamação, problemas com o colesterol, excesso de açúcar no sangue, aumento do estresse oxidativo, doenças cardiovasculares (DCV), câncer, diabetes, demência, entre outras doenças relacionadas à idade.
Groselha-preta: Indicada principalmente para os diabéticos, mantém a elasticidade e a resistência dos vasos sanguíneos e ajuda a prevenir constipações e infecções intestinais. O seu sumo, diurético, também pode ser usado contra afecções intestinais e da pele e como fortalecedor das gengivas.
Cereja: Mais famosa por ir em bolos e doces, a cereja tem um grande benefício, sendo ele: Prevenir aterosclerose, por ser rica em antocianinas, poderosos antioxidantes, combater inflamações no organismo, por conter vitamina C, prevenir câncer de cólon e de estômago, pois as antocianinas protegem o intestino, previne doenças cardíacas, por ajudar a controlar o colesterol e prevenir aterosclerose, melhorar a saúde da pele, olhos, unhas e cabelos, por ser rica em betacarotenos, reduzir os sintomas de artrite, por atuar como anti-inflamatório.
Morango: O mais conhecido de todos desta lista, possui benefícios que muita gente desconhece, como por exemplo: é uma fruta rica em antioxidantes, como antocianinas e o ácido elágico, que conferem outros benefícios para a saúde, tias como combater o envelhecimento da pele, ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, melhorar a capacidade mental, prevenir o câncer e ajudar a combater inflamações.
Framboesa: Possui proteínas, fibras solúveis, carboidratos, vitaminas A, C e B9 (ácido fólico), e alguns minerais (como: potássio, cálcio, magnésio entre outros); também é rica em antioxidantes naturais que ajuda na renovação celular. A framboesa é muito indicada para gestantes.
Amora e Amora Silvestre: É uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatória e antioxidante. Suas folhas podem ser utilizadas como remédio caseiro para tratamento de osteoporose e cólicas menstruais. Ajuda a emagrecer, devido a sua capacidade diurética e reguladora intestinal, mas para que esse benefício seja duradouro, é importante que o consumo da amora seja associada a prática de exercícios físicos e alimentação balanceada, diminui a inflamação, devido à sua propriedade anti-inflamatória, previne o envelhecimento e fortalece os sistema imunológico, pois é rico em antioxidantes, alivia as cólicas menstruais, sendo necessário para isso consumir 2 xícaras de chá de amora por dia, auxilia no tratamento das mucosas da boca, inflamações de garganta e da pele, ajuda no tratamento de infecções, devido a sua propriedade antibacteriana.
Gostou de nossas dicas e informações que trouxemos? Essas frutas estão sendo esquecidas. vamos relembrar delas e aproveitar seus benefícios!
Siga nossas redes sociais!
A Edição