Dicas de cuidados ao lavar a louça
Olá queridos seguidores, hoje trouxemos uma dica que pode ajudar você a não se machucar, cortar ou quebrar algo quando for lavar as louças. Sabemos que para muitos, lavar a louça significa o fim do mundo, e para outros uma questão de organização e cuidado. Sendo assim, ambas as partes devem tomar alguns cuidados para que o banho das louças, seja sem estresses! 😆😁
Qual o melhor de usar? Detergente ou Sabão em barra?
O detergente foi criado para facilitar a remoção da gordura, sendo assim, ele é o ideal para talheres ou pratos recipientes que estejam muito engordurados. Porém, pode ressecar as mãos com maior facilidade que o sabão em barra. Outra dica é usar sabão de soda ao invés de sabão de coco, uma vez que o segundo é mais indicado para lavar a roupa. A maioria das marcas disponibiliza as duas opções.
O que lavo primeiro?
Os copos devem ser lavados primeiro, porque normalmente estão quase totalmente livres de gordura, o que evita que sua bucha fique engordurada já no primeiro item da pia. Comece esfregando todos – por dentro e por fora – e depois enxágue um por um. Depois, dê o foco para os talheres. Proceda da mesma forma que com os copos, esfregando um por um para depois enxaguá-los de uma só vez. Tenha cuidado com as curvas e espaços entre os dentes dos garfos e facas, para não deixar nenhuma sujeira para trás.
Dica para pratos!
Quando terminar de comer, vá até a lixeira e jogue fora os restos de comida que eventualmente tenham ficado nos pratos. Ao colocá-los na pia, jogue água sobre eles para impedir que os resíduos endureçam, isso facilita as coisas na hora de lavá-los. Esfregue-os por dentro e por fora, empilhando-os antes de enxaguar. E por fim, comece pelos potes e bacias de plástico. Em seguida, passe para as panelas, lavando sempre da menos engordurada para a mais engordurada. Por último, dedique-se às formas. Em qualquer um dos casos, vale a pena colocar água previamente, para amolecer a sujeira e facilitar o trabalho.
Quando for lavar os pratos à mão:
Sabemos que lavar os pratos à mão tem suas vantagens. Além de economizar eletricidade, esta lavagem é mais cuidadosa e pode evitar que cristais delicados sejam danificados na máquina. Entretanto, o processo consome mais água que a lava-louça, por isso, tenha em mente:
- Deixe as louças mais sujas e engorduradas de molho na água quente
com algumas gotas de detergente. Quanto mais tempo elas ficarem de
molho, mas fácil e rápida será a lavagem da louça.
- Lavar pratos individualmente embaixo da torneira consome muita água e detergente. Por isso, prepare a pia fechando o ralo ou utilizando uma bacia, e encha uma parte com água quente e uma dose de detergente. Lave a louça com essa água.
- Comece sempre lavando os itens menos sujos e deixando os mais engordurados por último. Dessa forma, a água com sabão que você está utilizando para a lavagem não vai ficar impregnada com gordura. A ordem recomendada é: copos, talheres, pratos e vasilhas. Por último, lave as panelas e formas que foram utilizadas para cozinhar.
- Deixe para enxaguar a louça por último, depois que tudo já estiver lavado.
- Para secar, utilize um escorredor já que a secagem natural é a opção mais fácil e higiênica. Panos de prato podem acumular bactérias, então se você precisar secar sua louça com eles, certifique-se de que o pano está limpo.